
Elliot Anderson ainda nem disputou seu primeiro dérbi de Manchester, mas já conseguiu colocar combustível em uma das maiores rivalidades do futebol inglês.
Contratado pelo Manchester City nesta temporada, o meio-campista inglês definiu seu novo clube como “os reis de Manchester”.
A declaração foi dada originalmente depois de sua chegada ao Etihad, mas voltou ao centro das atenções às vésperas do confronto deste domingo (13), em Old Trafford. Michael Carrick foi questionado sobre a provocação, enquanto Enzo Maresca saiu em defesa de seu jogador.
E existe um ingrediente que torna a história ainda melhor: antes de fechar com o City, Anderson também estava no radar justamente do Manchester United.
Ryan Giggs chegou a tentar pessoalmente convencê-lo a escolher o lado vermelho da cidade.
O que Elliot Anderson falou sobre o Manchester United?
A provocação aconteceu na primeira entrevista de Anderson como jogador do Manchester City.
Ao ser questionado pelo próprio clube sobre a expectativa de disputar o dérbi, o meio-campista classificou o confronto como um dos maiores clássicos do mundo e explicou como enxerga a hierarquia recente da cidade.
“Desde que conheço Manchester, o City tem sido o rei de Manchester.”
Anderson ainda disse estar ansioso para participar do clássico.
A escolha das palavras não foi por acaso.
O jogador tem 23 anos e cresceu justamente durante o período em que o equilíbrio de forças da cidade mudou. Desde o último título inglês do United, em 2012/13, o City terminou todas as temporadas da Premier League à frente do rival.
Ao explicar por que escolheu o clube, Anderson também destacou a cultura vencedora construída pelo City e o domínio exercido ao longo da última década.
Agora, pouco menos de dois meses depois daquela declaração, chegou a hora de visitar Old Trafford.
Ryan Giggs tentou levar Anderson para o United
Há um detalhe especialmente provocativo nessa história.
Antes de se transformar em reforço do City, Anderson também interessava ao Manchester United.

E um dos maiores ídolos da história dos Red Devils tentou interferir pessoalmente na decisão.
Ryan Giggs contou recentemente que encontrou Anderson enquanto os dois jogavam golfe, pouco antes da Copa do Mundo. Ao descobrir que havia a possibilidade de o meio-campista trocar o Nottingham Forest por Manchester, o galês começou uma campanha particular para convencê-lo a escolher Old Trafford.
Giggs insistiu tanto no assunto que acabou irritando Anderson.
Segundo o ex-jogador, o meio-campista pediu que ele simplesmente o deixasse em paz. A tentativa não funcionou: depois da Copa, Anderson acertou com o outro lado da cidade.

O Manchester City desembolsou £ 116 milhões para contratá-lo do Nottingham Forest, transformando o inglês em uma das grandes movimentações da janela.
Agora ele chegará a Old Trafford vestindo azul, e carregando uma declaração que dificilmente passou despercebida pela torcida da casa.
Carrick responde aos ‘reis de Manchester’
A frase inevitavelmente chegou a Michael Carrick.
Questionado nesta sexta-feira sobre a definição usada pelo jogador do City, o treinador do United deixou claro que não utilizaria a palavra “reis”, mas reconheceu o contexto por trás da declaração.

Carrick lembrou que a percepção depende muito do período analisado. Para quem cresceu acompanhando o futebol inglês nos últimos anos, como Anderson, a supremacia recente do City é difícil de ignorar.
Mas também destacou que, olhando mais para trás, a história apresenta um cenário diferente.
A própria trajetória de Carrick atravessa os dois períodos. Como jogador, ele fez parte de um United que dominava o futebol inglês sob o comando de Alex Ferguson. Agora, como treinador, tenta diminuir uma distância construída justamente depois da aposentadoria do escocês.
Maresca concorda com provocação de Anderson
Do outro lado, Enzo Maresca não tentou apagar o incêndio.
O treinador do Manchester City considerou natural que Anderson tenha essa visão porque cresceu acompanhando justamente os anos de domínio recente do clube.
Maresca reconheceu que anteriormente o cenário era diferente, mas utilizou as conquistas do City nas últimas temporadas para contextualizar a declaração de seu jogador.
O italiano também viverá uma experiência inédita neste domingo: será seu primeiro dérbi de Manchester como treinador principal do City.
Anderson estará na mesma situação.
Primeiro dérbi de Anderson será em Old Trafford
O primeiro dérbi de Anderson acontecerá neste domingo (13), em Old Trafford. Manchester United x Manchester City terá transmissão ao vivo no Brasil, em duelo válido pela Premier League.
O clássico já teria ingredientes suficientes sem qualquer provocação. O United tenta reduzir a distância para um rival que se acostumou a terminar à sua frente, enquanto o novo City de Maresca chega ao confronto ainda invicto.
Para Anderson, porém, haverá uma camada adicional.
Há poucos meses, Ryan Giggs tentava convencê-lo a vestir vermelho.
Ele escolheu o azul.
Depois chamou seu novo clube de “rei de Manchester”.
Neste domingo, terá de sustentar a provocação justamente na casa do rival.
Você Também pode gostar
- Joia da Noruega que superou marca de Haaland entra na mira do Manchester United; veja valores
- Vai ao mercado! Manchester United tem 3 zagueiros no radar após início de temporada ruim
- Chelsea quer reforçar a defesa e mira zagueiro de gigante da Premier League
- Reijnders explica troca do Manchester City pela Arábia: ‘Não quero trabalhar depois de parar’
- Fulham x Manchester United: onde assistir, horário e palpite pela Premier League
- Manchester United gasta £155 milhões em três meias, mas setor vira símbolo de nova crise
Comentar