Com uma classificação épica, com contornos de drama e superação, Camarões está de volta à Copa do Mundo e será o último adversário do Brasil na fase de grupos no Catar. O duelo será no dia 2 de dezembro, no Estádio Lusail.
Esta será a oitava Copa de Camarões. Em duas ocasiões, a seleção camaronesa encontrou o Brasil em Mundiais. Em 1994, a Seleção fez 3 a 0, gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto. Já em 2014, goleada brasileira por 4 a 1, com dois de Neymar, um de Fred e um de Fernandinho.
Por sinal, a Seleção vai reencontrar com dois nomes importantes de Camarões que participaram do duelo de 2014: Vincent Aboubakar e Choupo-Moting.
Relacionadas
A caminhada de Camarões rumo à Copa do Mundo
A seleção camaronesa precisou mostrar poder de decisão para carimbar o passaporte para o Catar. Na fase de grupos, pressionado, Camarões fez uma final com Costa do Marfim. Era necessário vencer para ir para o playoff. Em casa, Toko-Ekambi foi o autor do gol da vitória por 1 a 0. Os marfinenses ficaram pelo caminho.
Camarões, então, decidiu com a Argélia uma vaga na Copa do Mundo. No jogo de ida, em casa, derrota por 1 a 0. A seleção camaronesa foi buscar a classificação em um roteiro dramático. Choupo-Moting fez 1 a 0 no tempo normal. A decisão foi para a prorrogação. No fim do segundo tempo extra, a Argélia chegou ao empate. Contudo, no último lance, Toko-Ekambi se tornou herói: 2 a 1. O gol qualificado fora de casa garantiu Camarões no Catar.
Na bronca! Hazard volta a criar problema no Real Madrid
O herói camaronês é um dos principais nomes da seleção. Toko-Ekambi, de 30 anos, é destaque do Lyon, pelo qual atuou ao lado de Paquetá e Bruno Guimarães, brasileiros que deve encontrar no Catar. Na última temporada, o atacante fez 18 gols e distribuiu sete assistências em 40 jogos. A Seleção precisa ficar de olho nele.
Chelsea define condições para renovar com Thiago Silva
Aboubakar deve ser mais um perigo para a Seleção Brasileira. O centroavante teve destaque no futebol europeu, com temporada (2017/2018) de 26 gols em 43 jogos pelo Porto. Desde 2021, ele está no Al Nassr, da Arábia Saudita.
Mais destaques da seleção africana
Camarões conta com outro centroavante conhecido no mundo da bola: Choupo-Moting. Ele defendeu o PSG por duas temporadas – jogou com Neymar e Marquinhos – e está no Bayern de Munique desde 2020.
No meio de campo, o destaque é Zambo Anguissa. O volante do Napoli, de 26 anos, foi protagonista na expressiva vitória italiana sobre o Liverpool, por 4 a 1, na Champions League. Na atual temporada, ele tem um gol e três assistências.
Neymar, Vinicius Júnior & Cia. vão precisar caprichar no ataque do Brasil. É que do outro lado provavelmente estará André Onana, goleiro camaronês de 26 anos. Depois de uma carreira sólida pelo Ajax, ele desembarcou na Inter de Milão nesta temporada.
Você Também pode gostar
- Há quanto tempo o Brasil não chega a uma final de Copa do Mundo?
- Arábia Saudita promete 15 estádios para a Copa de 2034: oito deles na capital
- Uruguai quer reformar Centenário para receber um jogo da Copa de 2030
- É tetra, é tetra! O título mundial do Brasil em 1994
- Klopp recebe proposta de seleção garantida na Copa do Mundo de 2026
- Final da Copa do Mundo 2030 será no estádio do Real Madrid