Futebol Internacional

O que explica a reação da seleção do Uruguai após a eliminação?

O Uruguai foi eliminado da Copa do Mundo de 2022 na fase de grupos mesmo vencendo a seleção de Gana por 2 a 0. A vitória de virada da Coreia do Sul sobre Portugal, por 2 a 1, deixou a Celeste fora do torneio. A reação agressiva de seus jogadores após a partida deixa evidente uma falta de equilíbrio. Muitas reclamações sobre um suposto pênalti em Edinson Cavani que poderia ter mudado a história do confronto. Mas o que explica reação da seleção do Uruguai?

Uruguai lamenta eliminação na Copa do Mundo

Uruguai lamenta eliminação na Copa do Mundo (Foto: Getty)

Após o jogoi Cavani jogou no chão o equipamento do VAR. Algo que deve lhe render uma longa suspensão. Luís Suárez pediu respeito ao time uruguaio. Já o zagueiro Giménez soltou o verbo.

– São um bando de ladrões – disse ele.

Mais comedido, Arrascaeta fez uma indagação.

– Por que sempre contra o Uruguai – disse ele.

A reação de alguns uruguaios ganhou uma explicação. Alguns deles, como Cavani e Suárez, ambos com 35 anos, são remanescentes da geração que ganhou a Copa América de 2011, na Argentina, e que tinham no Catar a última chance de chegarem a uma final de Copa do Mundo.

Relacionadas

Dani Ceballos
Dani Ceballos vê destino longe do Real Madrid mais perto
Benfica quer renovar com Otamendi
Gundogan aceita proposta para renovar com o Manchester City

Outros começando a se aproximar da segunda fase da carreira, como Giménez, de 27 anos, não sabe se terá uma chance daqui a quatro anos. A reformulação do futebol uruguaio é lenta e essa geração talvez seja uma das melhores das últimas décadas.

A imprensa uruguaia e alguns especialistas locais reclamaram da arbitragem, mas trataram do jogo contra Gana como o fim de uma geração dourada do futebol celeste. O misto de frustração e despedida podem explicar a reação dessa seleção, que brilhou muito nos últimos anos.

Você Também pode gostar