Publicidade

A Fifa já foi desafiada anteriormente na questão do uso da papoula na braçadeira A Fifa já foi desafiada anteriormente na questão do uso da papoula na braçadeira (Foto: Reprodução)

Parece estranho que exista um conflito entre Fifa e Inglaterra or causa de uma flor. Mas acontece sim, envolve o esporte e é um tema polêmico no mundo do futebol. Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte querem usar papoulas em seus jogos internacionais do próximo mês.

No caso, os ingleses pretendem usar a peça no próximo mês, no amistoso contra a Alemanha. As confederações desses países britânicos já formularam a solicitação à Fifa. Escócia e País de Gales também querem permissão para usar braçadeiras com o símbolo para as próximas partidas de exibição. A Irlanda do Norte pediu para vesti-las na repescagem da Copa do Mundo, contra a Suíça.

Publicidade

Os quatro países foram multados pela Fifa em 2016 por exibir papoulas em suas camisas, fato que violava um regulamento relativo ao uso de insígnias políticas ou religiosas. Depois que a FIFA foi acusada de ser pesada em sua punição, o Conselho da Associação Internacional de Futebol (IFAB) aprovou uma alteração nas leis em setembro último. A decisão permitiria que fossem utilizadas as braçadeiras nos jogos, caso as duas equipes envolvidas e os organizadores julguem apropriado.

Uma declaração conjunta emitida pelas associações de futebol da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda nesta segunda-feira elogiou a decisão do IFAB e os pedidos confirmados de usar papoulas serão encaminhados. A papoula é utilizada como símbolo de lembrança e homenagem a membros das forças armadas, mortos no cumprimento do dever. Isso acontece desde a Primeira Guerra Mundial, mas é uma atividade vista com reservas no meio esportivo, no caso, pela Fifa.

Leia mais:
Líder do 1º turno e na degola no returno: o ‘duas caras’ Corinthians
Oito coisas no futebol que nos tiram do sério

Kannemann, Nadal, Adriano… ritual, manias e superstições no esporte
A corrida pelo posto de ‘Carrasco dos clássicos’ em 2017
Expulsões, polêmicas e confusões: bolas fora de Neymar na carreira

Era Tite na Seleção Brasileira: 60 jogadores já foram chamados; Veja a lista

A causa da Papoula

Publicidade

“Era importante que a clareza fosse trazida a essa questão, pois afeta muitos jogos de futebol e competições em todo o mundo”, diz o comunicado. “Em qualquer ano, quando houver partidas internacionais na semana que antecede o domingo de lembrança inclusive, a intenção dos quatro países de origem buscar permissão da equipe da oposição e Fifa para exibir o papoula em braçadeiras “.

O amistoso da Inglaterra contra a Alemanha em Wembley ocorre no dia 10 de novembro, 24 horas antes do dia anual em que essa homenagem é feita.