Parece estranho que exista um conflito entre Fifa e Inglaterra or causa de uma flor. Mas acontece sim, envolve o esporte e é um tema polêmico no mundo do futebol. Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte querem usar papoulas em seus jogos internacionais do próximo mês.
No caso, os ingleses pretendem usar a peça no próximo mês, no amistoso contra a Alemanha. As confederações desses países britânicos já formularam a solicitação à Fifa. Escócia e País de Gales também querem permissão para usar braçadeiras com o símbolo para as próximas partidas de exibição. A Irlanda do Norte pediu para vesti-las na repescagem da Copa do Mundo, contra a Suíça.
Os quatro países foram multados pela Fifa em 2016 por exibir papoulas em suas camisas, fato que violava um regulamento relativo ao uso de insígnias políticas ou religiosas. Depois que a FIFA foi acusada de ser pesada em sua punição, o Conselho da Associação Internacional de Futebol (IFAB) aprovou uma alteração nas leis em setembro último. A decisão permitiria que fossem utilizadas as braçadeiras nos jogos, caso as duas equipes envolvidas e os organizadores julguem apropriado.
Uma declaração conjunta emitida pelas associações de futebol da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda nesta segunda-feira elogiou a decisão do IFAB e os pedidos confirmados de usar papoulas serão encaminhados. A papoula é utilizada como símbolo de lembrança e homenagem a membros das forças armadas, mortos no cumprimento do dever. Isso acontece desde a Primeira Guerra Mundial, mas é uma atividade vista com reservas no meio esportivo, no caso, pela Fifa.
Leia mais:
Líder do 1º turno e na degola no returno: o ‘duas caras’ Corinthians
Oito coisas no futebol que nos tiram do sério
Kannemann, Nadal, Adriano… ritual, manias e superstições no esporte
A corrida pelo posto de ‘Carrasco dos clássicos’ em 2017
Expulsões, polêmicas e confusões: bolas fora de Neymar na carreira
Era Tite na Seleção Brasileira: 60 jogadores já foram chamados; Veja a lista
A causa da Papoula
“Era importante que a clareza fosse trazida a essa questão, pois afeta muitos jogos de futebol e competições em todo o mundo”, diz o comunicado. “Em qualquer ano, quando houver partidas internacionais na semana que antecede o domingo de lembrança inclusive, a intenção dos quatro países de origem buscar permissão da equipe da oposição e Fifa para exibir o papoula em braçadeiras “.
O amistoso da Inglaterra contra a Alemanha em Wembley ocorre no dia 10 de novembro, 24 horas antes do dia anual em que essa homenagem é feita.
Você Também pode gostar
- Argentina segue líder do ranking da Fifa; Brasil em quinto
- Presidente da La Liga pede para Fifa tirar Mundial de 2025 do calendário
- Inglaterra anuncia novo técnico
- Seleção da Inglaterra tem favorito para assumir o comando
- City coloca prazo para definir futuro de Guardiola, na mira da seleção inglesa
- Tuchel é o favorito para assumir a seleção da Inglaterra
Comentar