O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou que a partir de 2025 será realizado o Mundial de Clubes com 32 seleções. Fez o anúncio em coletiva de imprensa em Doha, num balanço da Copa do Mundo no Qatar. Assim nasce uma nova competição, vale ressaltar, de grande importância.
Mas há algumas questões que o comunicado deixou no ar. Assim, vamos a elas com as devidas respostas.
O novo formato já está aprovado?
Sim. Decidido e aprovado pelo Conselho. Infantino afirmou que “vai haver um Mundial de Clubes com 32 times”. A primeira edição será no verão de 2025, utilizando a janela disponibilizada pela extinta Copa das Confederações.
Qual será a periodicidade deste Mundial de Clubes?
A Fifa celebrará o novo Mundial de Clubes a cada quatro anos. Usando como exemplo o formato de sucesso da Copa do Mundo em nível de seleções. Aliás, Infantino referiu-se a essa semelhança na coletiva de imprensa, querendo transferir o que acontece com as seleções em Copa do Mundo, mas agora entre times de todo o mundo.
Leia também
Técnico do PSG quer blindar Neymar, Messi e Mbappé do clima de Copa
Polonês Szymon Marciniak será o árbitro da final da Copa do Catar
FOTO: Julián Álvarez garoto com Messi tirada há 10 anos viraliza na internet
O formato do Mundial de Clubes ano a ano vai acabar?
Sim. O Mundial de Clubes que conhecemos até agora com quatro clubes desaparece do mapa para dar lugar ao mundial com 32 times.
Relacionadas
Por que 32 equipes?
Infantino revelou: “Em algumas partes do mundo sempre há muitos jogos e em outros lugares não são suficientes. Temos que conectar o mundo e dar oportunidades às seleções nacionais ou de outras partes do mundo para que possam competir com o melhor.” Assim, o Mundial de Clubes também nasceu em parte para que os clubes com menos oportunidades tenham pelo menos o incentivo de tentar competir com os grandes.
Como serão escolhidas as 32 equipes participantes?
No Mundial de Clubes que aconteceria em 2024, a distribuição seria a seguinte: os 3 melhores times da África, os oito melhores da UEFA, 3 da Concacaf, 6 da Conmebol, 3 entre Oceania e Ásia e mais 1 que seria do país anfitrião.
Entretanto, nesse novo cenário, ainda não se sabe como será a formação das 32 equipes, nem como será a distribuição das confederações.
Você Também pode gostar
- Rodri vive expectativa de jogar o Mundial de 2025
- Mundial de Clubes em 2025 terá quatro times brasileiros
- Vai acontecer? Questões econômicas podem atrapalhar Mundial de Clubes em 2025
- Presidente da La Liga pede para Fifa tirar Mundial de 2025 do calendário
- Presidente do PSG rebate críticas do novo Mundial de Clubes
- Guardiola reclama de regra da Fifa para o novo Mundial de Clubes