Futebol Internacional

No Benfica, Mourinho alfineta ex-clube e rebate recentes ‘fracassos’ na carreira

Na última quinta-feira (18), o Benfica anunciou José Mourinho como novo técnico, em substituição a Bruno Lage. A diretoria não perdeu tempo e apresentou o Special One no mesmo dia. Sempre afiado, ele rebateu a imprensa local e alfinetou o Fenerbahçe, seu ex-clube.

José Mourinho assinou contrato até junho de 2027 com o Benfica
José Mourinho assinou contrato até junho de 2027 com o Benfica – Foto: Divulgação / SL Benfica

No comando do clube turco, Mourinho foi eliminado na fase classificatória para a Champions League para o próprio Benfica. Na entrevista coletiva de apresentação, o experiente treinador disse que tomou a decisão errada ao aceitar o convite do Fenerbahçe. No entanto, não se arrepende.

“Tomei a decisão errada ao ir para lá, mas não me arrependo. Estou ciente do que fizemos de certo e errado. Cometi um erro ao ir para o Fener, mas dei o meu melhor até o último dia”, disso o treinador, que assinou contrato até junho de 2027 com o Benfica.

Questionado pela imprensa sobre os recentes “fracassos”, Mourinho não gostou. Ele relembrou as finais continentais que disputou nas últimas temporadas, todas elas à frente da Roma.

“Na minha pior fase como treinador, a mais ‘dramática’, diríamos, cheguei a duas finais europeias nos últimos cinco anos”, declarou.

José Mourinho é anunciado como novo técnico do Benfica
Anúncio de José Mourinho como novo técnico do Benfica – Foto: Divulgação

Na ocasião, o treinador falou sobre a conquista da Conference League em cima do Feyenoord, em 2022, e a derrota nos pênaltis para o Sevilla, em 2023, na decisão da Europa League.

Trajetória de Mourinho em Portugal

Mourinho começou sua carreira de treinador de futebol justamente no Benfica, em 2000, com apenas 37 anos. Na ocasião, substituiu alemão Jüpp Heynckes e assumiu os Encarnados na quinta rodada do Campeonato Português. A estreia não foi a dos sonhos do então inexperiente técnico: derrota por 1 a 0 para o Boavista. Nos cinco primeiros jogos, apenas uma vitória e três empates. Em seguida, engrenou.

Ganhou cinco de seus últimos seis jogos e se despediu com triunfo por 3 a 0 sobre o rival Sporting. Em seguida, deixou o clube devido a uma mudança na presidência do Benfica, após eleições em dezembro daquele ano. No total, o trabalho durou três meses.

Oito meses após sair dos Encarnados, assumiu o União de Leiria, em agosto de 2001. Apesar do trabalho curto no modesto time português, a passagem teve impacto. Após comandar o clube na Champions League, foi contratado pelo Porto, onde decolou na carreira.

Técnico teve grande destaque no rival Porto

Nos Dragões, Mourinho conquistou dois títulos do Campeonato Português (2002/03 e 2003/04) e um da Champions League, após vitória por 3 a 0 sobre o Monaco. No total, disputou 127 jogos, com 91 vitórias, 21 empates e 15 derrotas. Faturou ainda uma Copa da Uefa (2002/03), uma Taça de Portugal e uma Supercopa de Portugal.

Fora do cenário local, Mourinho assumiu o Chelsea logo em seguida, conquistando duas edições da Premier League, duas da Copa da Liga Inglesa, uma Supercopa da Inglaterra e uma Copa da Inglaterra.

Comandou também a Inter de Milão, onde faturou uma Champions League e quatro Italianos, e o Real Madrid, onde não levantou troféus internacionais.

Em seguida, passou novamente pelo Chelsea, Manchester United, Tottenham, Roma e Fenerbahçe.

Você Também pode gostar