Amigos, amigos, final à parte. O duelo entre Neymar e Messi na decisão da Copa América entre Brasil e Argentina, neste sábado, às 21h (de Brasília), no Maracanã, é um capítulo à parte. Os craques vão concentrar as atenções em campo. Quem vai levar a melhor?
Esta será a segunda decisão entre os craques. Em 2011, no Mundial de Clubes, o Santos de Neymar não viu a cor da bola e levou 4 a 0 do Barcelona, com dois de Messi. O craque brasileiro vai dar o troco no Maracanã?
Os dois craques são acostumados a decisões. Messi já disputou 36, contando a final olímpica de 2008. Neymar tem 25 decisões no currículo, também levando em conta as duas finais olímpicas – 2012 e 2016. Muitas delas foram em parceria pelo Barcelona.
Relacionadas
Os astros têm um bom aproveitamento em finais, mas o percentual de Neymar é melhor. Messi venceu 24 das 35 decisões (aproveitamento de 68,5%), enquanto Neymar foi campeão em 19 das 25 decisões (aproveitamento de 76%).
MAIS! La Liga não dá refresco: Messi pode se despedir do Barcelona
Messi leva vantagem sobre o brasileiro no quesito bola na rede. O astro argentino fez 31 gols em finais (todos pelo Barcelona), enquanto Neymar marcou 22 vezes.
As finais de Neymar na carreira
A final da Copa América será apenas a segunda do craque pela Seleção Principal. Na primeira, ele foi campeão da Copa das Confederações de 2013, no Maracanã, sobre a Espanha, e fez um gol. No mesmo estádio, em 2016, ele conquistou a sonhada medalha de ouro olímpica, com vitória nos pênaltis sobre a Alemanha. Ele fez o gol do Brasil no tempo normal. Em 2012, ele foi prata na Olimpíada de Londres, com derrota para o México.
Pelo Santos, Neymar disputou nove finais – venceu seis, com destaque para a Libertadores de 2011 e a Copa do Brasil de 2010 – e fez dez gols em decisões. Com a camisa do Barcelona, ele disputou sete decisões – ganhou seis, sendo o ápice a Champions League de 2015 – e balançou as redes sete vezes.
MAIS! Richarlison mostra confiança para a final da Copa América
No PSG desde a temporada 2017/2018, Neymar já disputou seis finais pelo clube e venceu cinco – a única que perdeu foi a da Champions League, para o Bayern de Munique, em 2020 – e fez três gols.
As finais de Messi na carreira
O craque tenta tirar a Argentina da fila e conquistar um título na Seleção Principal pela primeira vez. Messi já bateu na trave quatro vezes – perdeu três decisões de Copa América (2007, 2015 e 2016) e a Copa do Mundo de 2014. Ele não marcou nestes jogos. A glória de Messi é olímpica – a medalha de ouro em 2008, na China (passou em branco na decisão).
Pelo Barcelona, Messi já entrou em campo em 31 finais – ganhou 23, com destaque para três Champions League – 2009, 2011 e 2015. O craque também tem uma rotina de decisões de Supercopa da Espanha (11 finais), Copa do Rei (dez decisões), além Supercopa da Europa (quatro finais) e Mundiais de Clubes (três).
Você Também pode gostar
- Salah não é o único; veja jogadores que podem assinar pré-contrato em janeiro
- Bayern de Munique estragou sonho do PSG na Champions League e fez Neymar chorar
- Mascherano perto de se juntar a Messi e Suárez no Inter Miami
- Messi fecha ano com mais de 40 participações em gols pela 18° vez seguida
- Brasil ficará fora do top 3 no ranking da Fifa em 2024
- Guerrero detona árbitro de Argentina x Peru: ‘Se tocava no Messi com um dedo, era falta’
Comentar