Futebol Internacional

Mundial de Clubes: os desfalques de peso do torneio

O Manchester City chega para o Mundial de Clubes pressionado por um momento de instabilidade na Premier League e ainda lida com problemas físicos. O técnico Pep Guardiola não vai poder contar com Kevin De Bruyne e vive expectativa por Erling Haaland.

De Bruyne, assim, vai aumentar a lista de craques que ficaram fora do Mundial de Clubes em função de lesões. O craque belga, de 32 anos, não atua desde o dia 11 de agosto. Ele precisou fazer uma cirurgia para enfrentar uma lesão muscular.

O belga está na fase final de recuperação e não vai ser utilizado no Mundial. Haaland tem chance. Ele se recupera de uma lesão por estresse. O artilheiro é avaliado diariamente. A estreia do Manchester City é nesta terça-feira, contra o Urawa Reds, do Japão.

Craques cortados do Mundial de Clubes

1 – Samuel Eto’o

Abrindo a nossa lista dos atletas que foram cortados do Mundial de Clubes temos o craque camaronês Samuel Eto’o. Ele não jogou a competição em 2006 por conta de uma ruptura no menisco do joelho direito. Naquele ano, o centroavante do Barcelona era um dos principais jogadores do time ao lado do brasileiro Ronaldinho Gaúcho.

Eto'o Barcelona

Eto’o foi desfalque de peso | Foto: Friedemann Vogel/Bongarts/Getty Images

Sem o camisa 9, o time catalão teria de optar ou pelo argentino Javier Saviola ou pelo islandês Eidur Gudjohnsen para a disputa do torneio. Na competição, o Barcelona sentiu muito a ausência do seu homem de referência no ataque, principalmente na final contra o Internacional. Sem Samuel Eto’o, o ataque do time espanhol perdeu muita qualidade, além de não ter alguém que pudesse conduzir o ataque ao lado de Ronaldinho Gaúcho e furar a retranca da equipe gaúcha naquela partida.

Mundial de Clubes: relembre as maiores goleadas do torneio

2 – Arjen Robben

O segundo nome da nossa lista é do ponta-direita holandês Arjen Robben, do Bayern de Munique. Depois de viver a melhor temporada de sua carreira, sendo um dos principais jogadores do time ao lado do francês Franck Ribéry na conquista da Champions League em 2013, Robben não pôde jogar o Mundial. Cortado do torneio por conta de uma laceração do joelho até o osso, o ponta holandês não se recuperou a tempo do torneio. Assim, ele viu o Bayern faturar o Mundial de Clubes na decisão contra o time marroquino do Raja Casablanca, que havia surpreendido o Atlético Mineiro na semifinal.

Robben Bayern de Munique

Doeu! Robben teve problema no joelho | Foto: CHRISTOF STACHE/AFP via Getty Images

3 – Gareth Bale

Em 2016, o galáctico time do Real Madrid de Cristiano Ronaldo, Benzema e Bale se preparava para a disputa do Mundial de Clubes. Na época, o galês era um dos principais jogadores da equipe merengue. Contudo, após sofrer uma grave lesão no tornozelo, tendo que ser operado, o ponta não conseguiu se recuperar a tempo.

Bale Real Madrid

Real Madrid não pôde contar com Bale em 2016 | Foto: Denis Doyle/Getty Images

Mesmo com a baixa considerável de Bale, o Real Madrid justificou o favoritismo e venceu o Mundial sem muitas dificuldades. Na semifinal, despachou o América do México por 2×0. Já na decisão, bateu a surpresa Kashima Antlers, que havia eliminado o time colombiano do Atlético Nacional, e ganhou por 4 a 2.

Zebras do Mundial de Clubes! Relembre quando a coisa não deu certo para gigantes

4 – Dejan Lovren

Uma das principais peças do sistema defensivo da equipe do Liverpool no mágico ano de 2019, em que conquistou a Champions League em cima do Tottenham, o zagueiro Lovren foi cortado da competição em função de uma lesão muscular.

Lovren Liverpool

Lovren não pôde disputar o Mundial | Foto: Catherine Ivill/Getty Images

O zagueiro inglês Joe Gómez entrou no lugar de Lovren para a disputa dos dois jogos do Mundial de Clubes. Mesmo com a ausência do zagueiro titular, o Liverpool superou essa ausência e conseguiu vencer a competição, derrotando o Flamengo por 1×0 na decisão, com uma atuação muito segura e correta de Gómez. Ele deu conta do recado quando foi preciso durante todo o torneio.

5 – Jérôme Boateng

Campeão da Champions de forma incontestável em 2020 com o Bayern de Munique, o zagueiro alemão Jérôme Boateng ficou fora do Mundial de Clubes em função de um problema particular, que foi a morte da sua ex-namorada.

Boateng 2020

Boateng viveu momento delicado | Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

Para o lugar de Boateng, o técnico Hansi Flick colocou o zagueiro francês Lucas Hernández para atuar ao lado de Niklas Süle na disputa do torneio. O zagueiro francês foi muito correto e não comprometeu o time do Bayern. O clube bávaro foi campeão após passar da semifinal da equipe do Al-Ahly, do Egito, por 2×0, e depois vencer a final contra a forte equipe do Tigres, do México, por 1 a 0, com um gol na segunda etapa do lateral-direito francês Benjamin Pavard.

6 – Goretzka

Outro atleta importante que ficou fora do Mundial de Clubes de 2020 foi o meio-campista alemão Leon Goretzka. Naquele ano, além de ter jogadores que desfalcaram os times por lesões, alguns atletas ficaram fora em função da Covid-19, caso de Goretzka.

Goretzka

Covid tirou Goretzka do Mundial de Clubes | Foto: TOBIAS SCHWARZ/AFP via Getty Images

7 – Reece James

Em 2021, outro craque que ficou fora do Mundial de Clubes foi o lateral-direito Reece James, do Chelsea. Uma lesão no tendão tirou o inglês do torneio. Com a lesão de Reece, o técnico alemão Thomas Tuchel mudou o esquema tático. O time inglês jogou com dois alas. Quem ficou com a vaga de James foi o espanhol César Azpilicueta, que fez um bom torneio.

Reece James Chelsea

Reece James já era peça-chave do Chelsea | Foto: GLYN KIRK/AFP via Getty Images

Mesmo com a ausência considerável do seu lateral, o time inglês fez um grande torneio. Na semifinal, fez 1 a 0 no Al Hilal, da Arábia Saudita. Na decisão, o Chelseha venceu o Palmeiras por 2 a 1, conquistando, assim, o seu primeiro título mundial.

8 – Thibaut Courtois

Já em 2022, agora com o time do Real Madrid na disputa, o goleiro belga Thibaut Courtois foi desfalque. Na época, o goleiro foi cortado por conta de uma lesão sofrida na coxa. Apesar do desfalque importante, o jovem arqueiro ucraniano Andriy Lunin deu conta do recado na meta do time espanhol.

Courtois Real Madrid Mundial de Clubes

Courtois foi desfalque de peso | Foto: Angel Martinez/Getty Images

O Real Madrid faturou o título em jogaço ao vencer o time árabe do Al Hilal por 5 a 3, em uma das melhores finais que já aconteceram na história do torneio.

9 – Ferland Mendy

Outro jogador que não atuou na conquista do Mundial do Real Madrid no ano passado, foi o lateral-esquerdo francês Ferland Mendy, que ficou fora por conta de uma lesão no músculo semimembranoso da perna esquerda. Para o lugar do lateral, o Real Madrid, do técnico italiano Carlo Ancelotti, apostou no jovem francês Eduardo Camavinga para assumir a posição mesmo sendo meio-campista de ofício.

Mendy Real Madrid Mundial de Clubes

Mendy ficou fora do Mundial | Foto: JAVIER SORIANO/AFP via Getty Images

Com a considerável ausência do dono da posição, Camavinga deu conta do recado e fez um bom Mundial, no qual não comprometeu no sistema defensivo, sendo também importante na hora de construir as jogadas.

10 – Kevin De Bruyne

Fechando a nossa lista, temos o meia belga Kevin De Bruyne. Depois de fazer uma das melhores temporadas da sua vida como atleta profissional, o craque belga, destaque dos Citizens nas conquistas do Campeonato Inglês, da Copa da Inglaterra e da Champions League nesta última temporada, está fora do Mundial de Clubes por conta de uma lesão muscular na coxa direita.

Kevin De Bruyne Manchester City Mundial de Clubes

De Bruyne ainda não está pronto para voltar | Foto: Michael Regan/Getty Images

Para o clube inglês, a ausência de um dos melhores jogadores da equipe é algo que preocupa. O belga, além de ser o grande articulador de jogadas, é também o melhor assistente do time desde que foi contratado pelo time azul de Manchester, em 2016.

Você Também pode gostar