O Manchester City chega para o Mundial de Clubes pressionado por um momento de instabilidade na Premier League e ainda lida com problemas físicos. O técnico Pep Guardiola não vai poder contar com Kevin De Bruyne e vive expectativa por Erling Haaland.
De Bruyne, assim, vai aumentar a lista de craques que ficaram fora do Mundial de Clubes em função de lesões. O craque belga, de 32 anos, não atua desde o dia 11 de agosto. Ele precisou fazer uma cirurgia para enfrentar uma lesão muscular.
O belga está na fase final de recuperação e não vai ser utilizado no Mundial. Haaland tem chance. Ele se recupera de uma lesão por estresse. O artilheiro é avaliado diariamente. A estreia do Manchester City é nesta terça-feira, contra o Urawa Reds, do Japão.
Craques cortados do Mundial de Clubes
1 – Samuel Eto’o
Abrindo a nossa lista dos atletas que foram cortados do Mundial de Clubes temos o craque camaronês Samuel Eto’o. Ele não jogou a competição em 2006 por conta de uma ruptura no menisco do joelho direito. Naquele ano, o centroavante do Barcelona era um dos principais jogadores do time ao lado do brasileiro Ronaldinho Gaúcho.
Sem o camisa 9, o time catalão teria de optar ou pelo argentino Javier Saviola ou pelo islandês Eidur Gudjohnsen para a disputa do torneio. Na competição, o Barcelona sentiu muito a ausência do seu homem de referência no ataque, principalmente na final contra o Internacional. Sem Samuel Eto’o, o ataque do time espanhol perdeu muita qualidade, além de não ter alguém que pudesse conduzir o ataque ao lado de Ronaldinho Gaúcho e furar a retranca da equipe gaúcha naquela partida.
Mundial de Clubes: relembre as maiores goleadas do torneio
2 – Arjen Robben
O segundo nome da nossa lista é do ponta-direita holandês Arjen Robben, do Bayern de Munique. Depois de viver a melhor temporada de sua carreira, sendo um dos principais jogadores do time ao lado do francês Franck Ribéry na conquista da Champions League em 2013, Robben não pôde jogar o Mundial. Cortado do torneio por conta de uma laceração do joelho até o osso, o ponta holandês não se recuperou a tempo do torneio. Assim, ele viu o Bayern faturar o Mundial de Clubes na decisão contra o time marroquino do Raja Casablanca, que havia surpreendido o Atlético Mineiro na semifinal.
3 – Gareth Bale
Em 2016, o galáctico time do Real Madrid de Cristiano Ronaldo, Benzema e Bale se preparava para a disputa do Mundial de Clubes. Na época, o galês era um dos principais jogadores da equipe merengue. Contudo, após sofrer uma grave lesão no tornozelo, tendo que ser operado, o ponta não conseguiu se recuperar a tempo.
Mesmo com a baixa considerável de Bale, o Real Madrid justificou o favoritismo e venceu o Mundial sem muitas dificuldades. Na semifinal, despachou o América do México por 2×0. Já na decisão, bateu a surpresa Kashima Antlers, que havia eliminado o time colombiano do Atlético Nacional, e ganhou por 4 a 2.
Zebras do Mundial de Clubes! Relembre quando a coisa não deu certo para gigantes
4 – Dejan Lovren
Uma das principais peças do sistema defensivo da equipe do Liverpool no mágico ano de 2019, em que conquistou a Champions League em cima do Tottenham, o zagueiro Lovren foi cortado da competição em função de uma lesão muscular.
O zagueiro inglês Joe Gómez entrou no lugar de Lovren para a disputa dos dois jogos do Mundial de Clubes. Mesmo com a ausência do zagueiro titular, o Liverpool superou essa ausência e conseguiu vencer a competição, derrotando o Flamengo por 1×0 na decisão, com uma atuação muito segura e correta de Gómez. Ele deu conta do recado quando foi preciso durante todo o torneio.
5 – Jérôme Boateng
Campeão da Champions de forma incontestável em 2020 com o Bayern de Munique, o zagueiro alemão Jérôme Boateng ficou fora do Mundial de Clubes em função de um problema particular, que foi a morte da sua ex-namorada.
Para o lugar de Boateng, o técnico Hansi Flick colocou o zagueiro francês Lucas Hernández para atuar ao lado de Niklas Süle na disputa do torneio. O zagueiro francês foi muito correto e não comprometeu o time do Bayern. O clube bávaro foi campeão após passar da semifinal da equipe do Al-Ahly, do Egito, por 2×0, e depois vencer a final contra a forte equipe do Tigres, do México, por 1 a 0, com um gol na segunda etapa do lateral-direito francês Benjamin Pavard.
6 – Goretzka
Outro atleta importante que ficou fora do Mundial de Clubes de 2020 foi o meio-campista alemão Leon Goretzka. Naquele ano, além de ter jogadores que desfalcaram os times por lesões, alguns atletas ficaram fora em função da Covid-19, caso de Goretzka.
7 – Reece James
Em 2021, outro craque que ficou fora do Mundial de Clubes foi o lateral-direito Reece James, do Chelsea. Uma lesão no tendão tirou o inglês do torneio. Com a lesão de Reece, o técnico alemão Thomas Tuchel mudou o esquema tático. O time inglês jogou com dois alas. Quem ficou com a vaga de James foi o espanhol César Azpilicueta, que fez um bom torneio.
Mesmo com a ausência considerável do seu lateral, o time inglês fez um grande torneio. Na semifinal, fez 1 a 0 no Al Hilal, da Arábia Saudita. Na decisão, o Chelseha venceu o Palmeiras por 2 a 1, conquistando, assim, o seu primeiro título mundial.
8 – Thibaut Courtois
Já em 2022, agora com o time do Real Madrid na disputa, o goleiro belga Thibaut Courtois foi desfalque. Na época, o goleiro foi cortado por conta de uma lesão sofrida na coxa. Apesar do desfalque importante, o jovem arqueiro ucraniano Andriy Lunin deu conta do recado na meta do time espanhol.
O Real Madrid faturou o título em jogaço ao vencer o time árabe do Al Hilal por 5 a 3, em uma das melhores finais que já aconteceram na história do torneio.
9 – Ferland Mendy
Outro jogador que não atuou na conquista do Mundial do Real Madrid no ano passado, foi o lateral-esquerdo francês Ferland Mendy, que ficou fora por conta de uma lesão no músculo semimembranoso da perna esquerda. Para o lugar do lateral, o Real Madrid, do técnico italiano Carlo Ancelotti, apostou no jovem francês Eduardo Camavinga para assumir a posição mesmo sendo meio-campista de ofício.
Com a considerável ausência do dono da posição, Camavinga deu conta do recado e fez um bom Mundial, no qual não comprometeu no sistema defensivo, sendo também importante na hora de construir as jogadas.
10 – Kevin De Bruyne
Fechando a nossa lista, temos o meia belga Kevin De Bruyne. Depois de fazer uma das melhores temporadas da sua vida como atleta profissional, o craque belga, destaque dos Citizens nas conquistas do Campeonato Inglês, da Copa da Inglaterra e da Champions League nesta última temporada, está fora do Mundial de Clubes por conta de uma lesão muscular na coxa direita.
Para o clube inglês, a ausência de um dos melhores jogadores da equipe é algo que preocupa. O belga, além de ser o grande articulador de jogadas, é também o melhor assistente do time desde que foi contratado pelo time azul de Manchester, em 2016.
Você Também pode gostar
- Rodri vive expectativa de jogar o Mundial de 2025
- Mundial de Clubes em 2025 terá quatro times brasileiros
- Vai acontecer? Questões econômicas podem atrapalhar Mundial de Clubes em 2025
- Presidente da La Liga pede para Fifa tirar Mundial de 2025 do calendário
- Presidente do PSG rebate críticas do novo Mundial de Clubes
- Guardiola reclama de regra da Fifa para o novo Mundial de Clubes