Com a final da Libertadores entre duas equipes brasileiras, o novo formato do Mundial de Clubes em 2025 vai contar com quatro times do Brasil – e será o único país com essa quantidade. Além de Botafogo ou Atlético Mineiro, o torneio já conta com Fluminense, Flamengo e Palmeiras.
Os três brasileiros já garantidos na competição conseguiram as vagas com os títulos da Libertadores de 2021, 2022 e 2023. Agora, o campeão de 2024 fica com a última vaga disponível. Aliás, quem vencer também assegura lugar no Intercontinental deste ano, com estreia no dia 11 de dezembro, no Catar.
O novo Mundial de Clubes, portanto, está marcado para acontecer entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025 nos Estados Unidos. Assim, a competição terá o mesmo formato da Copa do Mundo com 32 seleções. Ou seja, oito grupos com quatro times cada que se enfrentam em turno único. Depois, os dois melhores se classificam para as oitavas de final, em que vai acontecer o mata-mata em jogo único até a grande final. Além disso, não haverá disputa de terceiro lugar.
Vale ressaltar que o novo formato da competição vem sendo uma questão no futebol europeu, uma vez que vai aumentar o número de partidas na temporada. Recentemente, o presidente da La Liga, Javier Tebas, afirmou que a Fifa passa por problemas financeiros e não teria condições de arcar com o torneio.
Você Também pode gostar
- Vai acontecer? Questões econômicas podem atrapalhar Mundial de Clubes em 2025
- Presidente da La Liga pede para Fifa tirar Mundial de 2025 do calendário
- Presidente do PSG rebate críticas do novo Mundial de Clubes
- Guardiola reclama de regra da Fifa para o novo Mundial de Clubes
- Fifa define nova janela de transferências para Mundial de Clubes
- Neymar se empolga em jogar o novo Mundial de Clubes: “É uma honra para mim”