Publicidade

A Uefa anunciou, nesta quinta-feira, o fim da regra do gol qualificado fora de casa a partir da próxima temporada. A decisão vale para Champions League, Liga Europa e Conference League, novidade da próxima temporada.

Agora, em caso de empate no número de gols em mata-mata, a partida irá para a prorrogação. Se a igualdade persistir, a decisão irá para os pênaltis.

Chelsea campeão da Champions League regra do gol fora Chelsea é o atual campeão da Champions | Foto: Uefa

– A regra do gol fora de casa foi parte intrínseca dos torneios da Uefa desde que foi lançada, em 1965. Porém, a abolição foi debatida em vários encontros nos últimos anos. Apesar de não haver uma unanimidade, muitos técnicos, torcedores e participantes do futebol questionavam a sua justiça. Hoje em dia a vantagem de se jogar em casa não é tão significativa quanto antes — declarou Aleksander Ceferin, presidente da Uefa.

Relacionadas

Publicidade

A regra do gol fora privilegiava quem marcasse como visitante em duelos de mata-mata. Em caso de empate no número de gols nos dois duelos, avançava quem tivesse feito mais gols como visitante.

MAIS! Inglaterra x Alemanha, Espanha x Croácia… os duelos das oitavas da Eurocopa

O “modelo” é consagrado, mas enfrentava críticas. A CBF deixou de usar na Copa do Brasil, por exemplo. A Libertadores mantém o uso do gol qualificado fora de casa.

Comentários