Futebol Internacional

Mourinho reencontra o Chelsea, adversário contra quem tem retrospecto ruim

José Mourinho terá um reencontro especial nesta terça-feira (30), pela segunda rodada da fase de liga da Champions. Agora no Benfica, o treinador enfrentará o Chelsea, em Stamford Bridge, às 16h (de Brasília). Aliás, o clube inglês é o que o português mais comandou na carreira: 321 jogos, divididos em duas passagens.

José Mourinho mostrou que não tem papas na língua em coletiva pelo Benfica
Mourinho terá pela frente o Chelsea pela Champions League – Tânia Paulo / SL Benfica

Apesar do encontro, Mourinho deixou claro que o Benfica é sua prioridade.

“Não sou mais um Blue. Agora sou vermelho e quero ganhar”, disse o comandante em entrevista coletiva na véspera da partida.

No entanto, Mourinho não escondeu o carinho que sente pelo Chelsea e pelo Stamford Bridge, palco do duelo.

“(O Stamford Bridge é) um estádio onde ganhei três vezes a Premier League, fiz história com o Chelsea. O Chelsea faz parte da minha história, eu faço parte da história do Chelsea. Mas o futebol é assim. Eles querem vencer, eu quero vencer. Vou entender onde estou antes da partida, vou entender onde estou depois da partida. Durante a partida, acho que tenho a capacidade de esquecer e simplesmente competir”, afirmou ao site da Uefa.

“Quando saí do Porto, meu primeiro jogo europeu como técnico do Chelsea foi contra o Porto. Enquanto técnico da Inter, joguei um zilhão de vezes contra o Barcelona (onde eu era assistente técnico). Como técnico do Fenerbahçe, joguei contra o Manchester United e contra o Benfica”, exemplificou.

Mourinho não tem bom retrospecto contra o Chelsea

Mourinho enfrentou o Chelsea 14 vezes de 2010 a 2021, com quatro vitórias, três empates e sete derrotas. No total, foram dois jogos pela Inter, sete pelo United e cinco com o Tottenham.

José Mourinho assinou contrato até junho de 2027 com o Benfica
José Mourinho assinou contrato até junho de 2027 com o Benfica – Foto: Divulgação / SL Benfica

Inclusive, o treinador foi perguntado ainda na entrevista coletiva sobre a possibilidade de um dia retornar ao Chelsea. No entanto, ele não soube responder.

“Nunca se sabe. Depois de 25 anos, esperava voltar a Portugal para treinar a seleção, não o Benfica. E agora estou aqui. Não tenho projetos de carreira. Tento pensar o que pode acontecer ou o que não pode acontecer. O mais importante é: onde quer que esteja, tento fechar esse capítulo. Agora estou no Benfica e estou muito feliz. Tenho uma grande responsabilidade”.

“Já são muitos anos, de idade e de futebol. O Benfica é um clube gigante e a responsabilidade é gigante por várias razões. Vocês conhecem-me, sabem como sou. Vamos a isso amanhã (terça). Até ao início do jogo será o ‘meu Chelsea’, após o jogo será ‘meu Chelsea’, durante o jogo é o ‘meu Benfica’.

Português elogia técnico do Chelsea

Por fim, Mourinho falou sobre o crescimento do Chelsea após a chegada do italiano Enzo Maresca. Assim, acredita que o time inglês tenha recuperado sua identidade.

“Parecia que o Chelsea tinha perdido a identidade. Mas o que aconteceu na última temporada voltou a colocar o Chelsea no rumo certo. Deram a responsabilidade ao Enzo Maresca, ele impôs as suas ideias, e ganhou a Liga Conferência, que é uma competição fácil para um clube tão grande. E, depois, na Copa do Mundo de Clubes.

“As pessoas podem dizer que a Liga dos Campeões é muito mais importante, e eu também o digo, mas aquele símbolo (de campeão) significa muito. Parabéns ao Chelsea por isso. Construiu uma base de confiança e até eu o sinto. O meu filho vem aqui todas as semanas e sabe que o sentimento é diferente. O período de dificuldades foi de muitas dúvidas. Agora há confiança. Acho que o Chelsea está de volta”, finalizou.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *