Com o duelo entre Brasil e Argentina nesta terça-feira, no Maracanã, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, O MAIS QUE UM JOGO traz uma lista os principais jogos de Messi contra a Seleção Brasileira.
O histórico do craque argentino contra o Brasil mostra partidas de destaque e também derrotas pesadas. Um jogo em especial é, certamente, marcante para Messi. Em 2021, no Maracanã, ele levou a Argentina ao título da Copa América. Foi o primeiro título dele como profissional pelo país.
Por falar em conquista, ele havia deixado o Brasil pelo caminho no ouro olímpico em Pequim, na China.
Os principais duelos de Messi contra o Brasil
1) A primeira vez
O primeiro jogo de Lionel Messi com a camisa da Argentina contra a Seleção Brasileira ocorreu no dia 5 de maio de 2006 em um jogo amistoso em Londres. Na época, o Brasil, comandado por Dunga, tinha grandes jogadores, como Kaká e Ronaldinho Gaúcho. Naquela partida, o Brasil não tomou conhecimento da seleção argentina. Com dois gols de Elano e um de Kaká, a seleção canarinha venceu a partida com extrema facilidade.
Porém, mesmo com a dolorida derrota por 3 a 0, a seleção argentina saiu daquele jogo com algo para se orgulhar, pois ali aconteceria uma das primeiras aparições de um craque argentino que mais tarde viria a se tornar o maior jogador da história de sua seleção ao lado de Maradona e um dos maiores jogadores da história do futebol: Lionel Messi.
Brasil x Argentina: os técnicos com mais clássicos
2) Final da Copa América de 2007
Um ano depois da estreia de Messi com a seleção argentina no clássico contra o Brasil, novamente a seleção canarinha estava no caminho do craque. Desta vez, em uma decisão de Copa América, no dia 15 de julho de 2007, na Venezuela. Com praticamente o mesmo time-base que foi à Copa do Mundo no ano anterior, a Seleção Brasileira tinha um timaço. A seleção argentina também tinha um bom time, mas não no mesmo nível do Brasil.
Na decisão, a Seleção Brasileira fez jus ao seu timaço e atropelou os hermanos por 3 a 0, com gols de Júlio Baptista, Ayala, contra, e Daniel Alves, que começava a surgir na Seleção naquele período. Lionel Messi começou entre os onze iniciais na seleção argentina. Porém, com uma marcação muito forte em cima dele, o craque não conseguiu render o que se esperava dele naquela partida.
3) Semifinal da Olimpíada de 2008
A primeira vitória de Messi sobre a Seleção Brasileira veio em grande estilo, na semifinal da Olimpíada de Pequim, em 2008. Naquele histórico embate, o craque argentino começou a partida entre os onze iniciais. Ele até fez uma boa exibição, mas quem brilhou mesmo foi o seu então companheiro de ataque Sérgio Agüero, que marcou dois gols, sendo o craque do jogo.
Messi até foi importante dando uma dinâmica ao meio de campo ao lado de Riquelme, mas quem roubou a cena mesmo foi Kun Agüero. Ele foi oportunista em dois lances para balançar as redes da Seleção Brasileira e carimbar o passaporte daquela forte geração para a decisão. Na final olímpica, a Argentina superou a Nigéria e conquistou a medalha de ouro.
Messi, Pelé, Ronaldo… os maiores artilheiros de Brasil x Argentina
4) Amistoso em 2010
Depois do revés da Seleção Brasileira na Olimpíada de 2008, Brasil e Argentina, dois anos depois, novamente travavam um duelo. Doha, no Catar, foi palco daquele amistoso. Já considerado como uma realidade e com a camisa 10 da seleção às costas, Messi novamente castigou a Seleção Brasileira. Ele fez uma excelente partida e marcou o gol da vitória por 1 a 0, além de conduzir o time nos principais ataques. O craque fez o Brasil passar por muitas dificuldades na tentativa de marcá-lo. Ele sempre proporcionava muito perigo à zaga da Seleção Brasileira quando partia com a bola dominada.
5) Amistoso em 2012
A maior atuação de Messi contra o Brasil aconteceu neste amistoso em Nova Jersey nos Estados Unidos, no qual a Argentina derrotou o Brasil em um partidaço por 4 a 3. Já considerado o melhor jogador do mundo há algumas temporadas, Messi não deixava dúvidas sobre suas qualidades com a bola nos pés. Na melhor fase de sua carreira, fazia seus adversários sofrerem para contê-lo na marcação. Nesta partida, Messi deu uma aula de futebol. Além de ter feito três gols no jogo, o craque não deu sossego para o time brasileiro. A cada arrancada do craque, era um desespero para a defesa brasileira, que em nenhum momento o achou em campo.
6) Superclássico das América em 2014
Outro revés dolorido na carreira de Messi para a Seleção Brasileira foi em um jogo válido pelo Superclássico das Américas, em 2014. A Argentina perdeu por 2 a 0. Naquela partida, disputada em Pequim, a Seleção Brasileira, comandada pelo então técnico Dunga, fez uma exibição de gala. Com dois gols do atacante Diego Tardelli, venceu o duelo sem proporcionar muitas chances para o time albiceleste.
Já para Lionel Messi, aquele embate foi para esquecer, pois, com uma marcação muito acirrada, ele mal conseguiu criar grandes jogadas de efeito, quase sempre era parado na eficiente marcação do Brasil, que foi implacável naquele confronto.
7) Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018
Com muitos fracassos já acumulados nos confrontos contra a Seleção Brasileira, Messi, em 2016, mais uma vez sofreu uma acachapante derrota por 3 a 0, em um jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Naquela partida, disputada no Mineirão, o Brasil do craque Neymar teve uma atuação de cinema, enquanto a seleção argentina fazia uma exibição para esquecer.
Durante o jogo, como de praxe, Messi estava muito marcado e quase não conseguiu ser muito efetivo nas suas jogadas de ataque. Enquanto isso, pelo lado brasileiro, a seleção canarinha deitava e rolava em cima da bagunçada zaga da Argentina e triunfou com gols de Philippe Coutinho, Neymar e Paulinho, escancarando uma péssima exibição de Messi e sua seleção naquela noite.
8) Copa América de 2019
Brasil e Argentina novamente se encontraram em um jogo decisivo de Copa América. Em 2019, em solo brasileiro, no Mineirão, a Seleção do então técnico Tite fez uma grande exibição. Melhor durante os 90 minutos de jogo e com um gol no começo da partida marcado por Gabriel Jesus e outro marcado no fim por Roberto Firmino, o Brasil venceu por 2 a 0 um duelo em que foi amplamente superior. Com uma forte marcação em cima do craque Lionel Messi, a Argentina não conseguiu ter muita saída de jogo, pois a maioria delas passava pelos pés do seu camisa 10 que estava constantemente vigiado pelos volantes brasileiros.
9) Superclássico das Américas em 2019
Cinco meses depois do histórico embate pela Copa América, Brasil e Argentina se cruzaram mais uma vez, agora em um jogo válido pelo superclássico das Américas e disputado em Riad, na Arábia Saudita. No confronto, a seleção argentina levou a melhor e derrotou o Brasil por 1 a 0 com um gol do craque Lionel Messi, aproveitando um rebote de pênalti que ele mesmo perdeu.
Neste duelo, Messi mais uma vez levou sua seleção à vitória. Ele sempre construía as principais jogadas da Argentina e foi o principal jogador daquela partida. Outro ponto importante daquele jogo foi que a partir dali teve a consolidação do técnico Lionel Scaloni no comando da Argentina. Ele teve uma sequência de trabalho importante e com muitas vitórias no caminho depois viria a ser o comandante da seleção tricampeã do mundo no Catar.
10) Copa América de 2021
Finalizando os nossos jogos marcantes de Messi contra o Brasil, temos o maior triunfo do craque atuando com a camisa da seleção argentina, que ocorreu na Copa América de 2021, realizado no mítico Maracanã, sem público devido à pandemia do coronavírus. Este confronto ficou muito marcado na história do camisa 10, pois esse foi o primeiro título de Messi atuando pela seleção principal, além também de ter sido em cima do maior rival.
A partida terminou em 1 a 0 com direito a um golaço de cobertura de Di María. O duelo também teve uma grande exibição de Lionel Messi, na qual chamou a responsabilidade e se entregou ao máximo em campo para conseguir esse primeiro título com a sua seleção depois de recorrentes fracassos, seja em Copas Américas ou até mesmo em Copas do Mundo.
Você Também pode gostar
- Messi fecha ano com mais de 40 participações em gols pela 18° vez seguida
- Brasil ficará fora do top 3 no ranking da Fifa em 2024
- Guerrero detona árbitro de Argentina x Peru: ‘Se tocava no Messi com um dedo, era falta’
- Tata Martino deixa o time de Messi e Suárez na MLS
- Messi tem pior número de jogos disputados em quase 20 anos
- Scaloni acredita que Messi seja mais forte que lei criada no Paraguai
Comentar