A janela de janeiro do mercado da bola se aproxima. É aquele momento em que os clubes buscam soluções para a reta final da temporada e também podem aproveitar oportunidades.
É possível também tentar antecipar algum bote, de olho em um precinho mais em conta por algum jogador em reta final de contrato. Assim, é bom ficar de olho nas alternativas e no que pode movimentar a janela do mercado da bola.
Dez craques que podem agitar o mercado da bola
1 – Kylian Mbappé
O primeiro nome da nossa lista é do badalado ponta francês Kylian Mbappé, de 24 anos. Com contrato até junho de 2024 com o Paris Saint-Germain, Mbappé vai poder, a partir de janeiro, assinar um pré-contrato com outra equipe. Diante de todos os rumores que envolvem o craque no mercado da bola, o Real Madrid sempre costuma a aparecer como um dos destinos mais prováveis para o camisa 10 da seleção francesa.

Mbappé vai concentrar as atenções no mercado da bola | Foto: DAMIEN MEYER/AFP via Getty Images
Muito valorizado no mercado de transferências, poucas equipes teriam esse capital todo para contratar Mbappé. Porém, com toda a indefinição sobre uma renovação de contrato por parte do PSG, dá a possibilidades de alguns clubes sonharem em contratar o craque francês e terem um grande jogador no seu elenco, que possa oferecer um grande retorno técnico, fazendo valer a pena todo o dinheiro que seria gasto.
Dez jovens brasileiros que podem brilhar na Europa
2 – Jorginho
Volante ítalo-brasileiro do Arsenal, Jorginho, de 31 anos, também é outro jogador que pode ser interessante para alguns clubes e que também ficará livre para assinar um pré-contrato com um outro time a partir de janeiro. Campeão da Euro em 2020 com a seleção italiana e campeão da Champions League em 2021 com o Chelsea, Jorginho já demonstrou ser um atleta de muita qualidade com a bola nos pés e ainda com muita lenha para queimar no futebol. Diante disso, o jogador pode ser uma grande opção para os clubes europeus na janela de janeiro.

Jorginho pode ser a solução para arrumar o meio de campo de algum time | Foto: Justin Setterfield/Getty Images
Com todo o futebol que já demonstrou, principalmente com a camisa do Chelsea, pelo qual teve um dinamismo muito grande no meio-campo,Jorginho certamente ainda terá muito mercado no futebol do Velho Continente. Uma mudança de ares pode recuperar a sua grande fase que já foi vivida nos tempos em que atuava no Chelsea.
Mundial de Clubes: relembre as maiores goleadas do torneio
3 – Toni Kroos
Desde 2014 defendendo o Real Madrid, o lendário meio-campista alemão da equipe merengue Toni Kroos tem contrato com o clube até junho de 2024 e a partir de janeiro já poderá assinar um pré-contrato com uma outra equipe. Campeão de tudo que já disputou em sua carreira, falar sobre as qualidades técnicas do alemão, de 33 anos, é chover no molhado.

Toni Kroos é ídolo merengue | Foto: Florencia Tan Jun/Getty Images
Caso o Real não renove com o meia, o time que aparecer com um alto investimento e contratar o jogador certamente fará uma bela aquisição no mercado da bola. Mesmo que esteja caminhando para o fim de carreira, Toni Kroos ainda tem muito o que oferecer ao futebol e ainda pode agregar muito no meio de campo, principalmente com sua visão de jogo e com seus ótimos lançamentos, que sempre foram marca registrada na vitoriosa carreira do atleta.
4 – Thiago Alcântara
No Liverpool desde 2020, o meia Thiago Alcântara, de 32 anos, tem contrato com o clube inglês até junho do ano que vem. Thiago sempre foi um jogador extremamente habilidoso com a bola nos pés, além também de ser um atleta que possui como uma de suas marcas registradas a sua ótima visão de jogo.

Thiago Alcântara tem futuro incerto no Liverpool | Foto: Stu Forster/Getty Images
Caso o atleta não renove com o Liverpool, os grandes clubes da Europa terão uma excelente oportunidade de contar com um craque em seu elenco, um jogador capaz de organizar o meio de campo. É um jogador de movimentar o mercado da bola.
5 – Olivier Giroud
O centroavante francês Olivier Giroud, de 37 anos, também é um outro nome que pode ser interessante para alguns clubes na Europa e que ficará livre no mercado neste inverno. Ele está em reta final de contrato com o Milan.

Giroud é um toque de experiência no ataque | Foto: Emilio Andreoli/Getty Images
Giroud é aquele centroavante nato, que, além de balançar as redes e conhecer o caminho do gol, também tem como um dos bons fundamentos a proteção da bola para fazer o pivô. Ele também pode ser importante para o time na parte da experiência. Ainda sem uma definição de renovação de contrato com a equipe italiana, o francês pode despertar interesse de muitos clubes europeus, principalmente por toda a sua experiência e por todo o nome que possui no meio do futebol.
6 – Axel Witsel
Com uma boa passagem pelo Borussia Dortmund e atualmente defendendo as cores do Atlético de Madrid, o volante belga Axel Witsel, de 34 anos, ainda não tem uma definição sobre a renovação de seu contrato com a equipe Colchonera, que irá se encerrar em junho do ano que vem.

Witsel tem carreira consolidada | Foto: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
O volante belga se destacou ao longo de sua carreira principalmente por ser aquele atleta cão de guarda, que sempre foi muito firme na marcação, além de também ser um atleta com uma ótima visão de jogo e um ótimo passe, seja com lançamentos ou até por passes curtos. Ainda com alguns anos de carreira pela frente, Witsel pode ser interessante para clubes que buscam um jogador de qualidade para marcar e atacar e que também passe experiência para a equipe.
7 – Thomas Müller
Mesmo demonstrando publicamente a sua vontade de continuar no Bayern de Munique, o meia-atacante Thomas Müller ainda não definiu sua situação – tem contrato até junho de 2024. Caso não tenha nenhuma extensão até janeiro, o alemão já poderá assinar um pré-contrato com uma outra equipe, sendo uma excelente oportunidade dos clubes contarem com um grande jogador em seu plantel.

Müller está com futuro no ar | Foto: Sebastian Widmann/Getty Images
Müller é aquele segundo atacante que tem um senso de posicionamento muito bom e que em toda a sua carreira ficou marcado por fazer muitos gols, mesmo não sendo centroavante de ofício. Além disso, também sempre foi um atleta muito importante taticamente, que costuma participar ativamente da parte de construção das jogadas, podendo ser muito útil para muitos times que precisam de jogador que saiba fazer muito bem mais de uma função em campo.
8 – Thiago Silva
Experiente zagueiro brasileiro de 39 anos, Thiago Silva é mais um que poderá assinar um pré-contrato com um outro time a partir de janeiro do ano que vem. No Chelsea desde 2020, Thiago Silva já conquistou praticamente tudo com a camisa do time de Londres.

Thiago Silva pode ser alvo de cobiça europeia | Foto: Alex Pantling/Getty Images
Caso fique livre no mercado da bola e sendo uma boa opção principalmente a curto prazo, clubes Velho Continente podem vir a demonstrar interesse pelo atleta e tentar convencê-lo a continuar na Europa, pois todos sabem de suas qualidades.
9 – David De Gea
Livre no mercado da bola, o experiente goleiro espanhol David de Gea, de 33 anos, defendeu o Manchester United de 2011 até julho deste ano. Ele pode pintar em algum clube já nesta janela de janeiro.

David De Gea é uma opção de peso | Foto: Naomi Baker/Getty Images
No período em que defendeu as cores do United, De Gea sempre se destacou por ser um goleiro com uma grande elasticidade e por realizar algumas defesas difíceis. O nome dele, desde a última janela do mercado da bola, apareceu em clubes como Bayern de Munique e Inter de Milão. Agora, Betis e Newcastle surgiram como interessados.
10 – Jesse Lingard
Fechando a nossa lista dos atletas que podem movimentar o mercado da bola no inverno europeu, temos o meio-campista Jesse Lingard, de 30 anos, que atualmente está sem clube desde que saiu do Nottingham Forest na última temporada.

Lingard está dando sopa no mercado da bola | Foto: Catherine Ivill/Getty Images
Experiente e com uma boa passagem pelo Manchester United antes de jogar no Nottingham Forest, Ligaard pode ser um atleta interessante para alguns clubes nesta janela, principalmente devido à qualidade técnica que já mostrou ao longo de sua carreira, especialmente com a camisa do United. Jesse Lingard sempre se destacou por ser um meia habilidoso, que tem facilidade para se desvencilhar da marcação, além de ser um atleta que possui um ótima precisão nas finalizações, tanto de longa, quanto de média distância.
Você Também pode gostar
- Mercado de transferências do futebol brasileiro (08/01)
- Artilheiro do momento da Europa vai ficar mais barato
- Martial está próximo de fechar com novo clube
- Futebol internacional tem recorde de transferências de jogadores
- Igor Coronado: o que falta para o Corinthians anunciar a contratação
- Na mira do Corinthians, Igor Coronado rescinde contrato com o Al-Ittihad