A Federação Italiana de Futebol (FIGC) apresentou nesta quarta-feira (29) o seu novo técnico com contrato até a Copa do Mundo de 2030. Em entrevista coletiva, Roberto Mancini iniciou sua segunda passagem como treinador da Azzurra e esteve ao lado de Claudio Ranieri, que também foi apresentado como novo diretor técnico da entidade, cargo criado após a saída do ex-jogador Paolo Maldini.

Mancini volta a comandar a Itália com o objetivo de reconstruir a seleção após não se classificar para a Copa do Mundo de 2026, a terceira seguida da Azzurra. Assim, assume no lugar de Gennaro Gattuso, que deixou o cargo após fracasso na repescagem das eliminatórias.
“Vou poupar vocês do trabalho e antecipar o assunto. Sobre o que aconteceu comigo alguns anos atrás, houve uma falha de comunicação com o presidente Gravina. Se tivéssemos conversado, tudo teria sido diferente. Lamento muito. Para mim, vestir a camisa da seleção sempre foi algo muito importante. Fiquei triste por tê-la perdido e por esses três anos longe. Mas, agora, o destino me deu a oportunidade de recomeçar. Quero recolocar a seleção italiana no lugar que ela merece”.
Mancini conquistou a Eurocopa
O treinador comandou a Itália de 2018 a 2023, período no qual conquistou a Eurocopa em 2021 e bateu recorde com a maior sequência invicta da história das seleções, com 37 jogos sem derrota. Entretanto, em seu ciclo, também não conseguiu levar a seleção à Copa do Mundo de 2022.
Dessa maneira, a estreia de Mancini deve ocorrer em setembro, durante a Data Fifa, quando a Azzurra iniciará a disputa de mais uma edição da Liga das Nações. Aliás, o principal objetivo do treinador é recolocar a Itália em uma Copa do Mundo.
Já Claudio Ranieri coordenará a área técnica das seleções italianas. Aos 74 anos, ele substituirá Paolo Maldini e trabalhará diretamente com Mancini na reestruturação do projeto esportivo da Itália.
Você Também pode gostar
- Robinho Jr. pode defender a seleção de base da Itália; entenda o caso
- Morre Franco Baresi, lenda do futebol italiano, aos 66 anos
- Itália anuncia Roberto Mancini como novo treinador e faz mudanças pesadas na diretoria
- Reviravolta! Ligação com casa de apostas russa tira Pirlo do comando da seleção da Itália
- Andrea Pirlo aceita proposta e será o novo treinador da Itália
- Guardiola recusa contrato para assumir a Itália; veja quem é o plano B da seleção