Dois dos principais protagonistas do futebol inglês, Manchester United e Liverpool apresentaram proposta conjunta à Football Association, órgão que controla o futebol no país. A intenção é promover uma reformulação na Série A inglesa. Embora incipiente, a proposta sugere uma reformulação profunda. Basta ver algumas das medidas propostas.
A redução do número de clubes é uma delas, passando de 20 para 16 na Primeira Divisão. No entanto, há outras que vão além da tradição, como acabar com a Copa da Liga Inglesa e a Supercopa, de acordo com o Telegraph.
Entretanto, como contrapartida, os dois clubes ingleses comprometem-se a resgatar financeiramente os clubes em maior dificuldade na Segunda Divisão. Para isso, seria destinado um pagamento no total de 260 milhões de euros à Liga Inglesa de Futebol. Esse valor é substancial, considerando a dificuldade financeira dos clubes, em razão da pandemia de Covid-19.
Leia também
Técnico alemão critica Guardiola: “Sem Messi não teria títulos”
Embora janela tenha fechado, Sevilha movimenta mercado
Elitização?
Mas as medidas sugeridas vão além, pois os dois clubes propõem a alteração da receita de direitos televisivos, embora não tenham especificado como. Além disso, a liga feminina teria que ser independente da Premier League ou da federação. Para completar , o limita o preço dos ingressos para torcedores visitantes até um máximo de 23 euros e obrigaria a competição a se iniciar no final de agosto.
Para compensar a redução do número de clubes no principal escalão do futebol inglês, Manchester United e Liverpool sugerem que seja feito um play-off entre o 16º classificado da Premier League e os três primeiros classificados do EFL Championship – a Segunda Divi9são -, modificando o atual formato.
Embora a proposta tenha partido dos dois clubes, a decisão só será tomada depois de todos os que compõem a Primeira Divisão inglesa derem o seu parecer. Isto inclui obviamente os clubes restantes dos chamados “Big Six” – Manchester City, Arsenal, Chelsea e Tottenham.
Rick Parry, presidente da Liga Inglesa de Futebol (EFL), defendeu o projeto, embora a Premier League tenha enfatizado que “muitas das propostas individuais publicadas possam ter um impacto negativo no futebol”.
Você Também pode gostar
- Brasileiro recebe terceiro maior salário da Premier League
- Barcelona quer a contratação de Salah, do Liverpool
- Manchester United tem pior início na Premier League em quase 40 anos
- Técnico do Liverpool elogia Leverkusen, rival na Champions League
- Liverpool e Manchester United têm interesse em jovem do Barcelona
- Chelsea e Manchester United entram na corrida por jovem talento do futebol italiano
Comentar