Futebol Internacional

Manchester City bate a Inter de Milão, faz história e conquista a Champions League pela primeira vez

O Manchester City entrou para o seleto grupo de vencedores da Champions League, um objetivo de anos e que faz o clube inglês mudar de patamar de vez na Europa. Após dominar a Inglaterra e virar protagonista local, o City finalmente ganha o continente. Neste sábado, o Manchester City fez 1 a 0 na Inter de Milão, na Turquia, e realizou o sonho de conquistar a Champions.

O primeiro título de Champions é a coroação do trabalho de Pep Guardiola à frente do Manchester City. Ele chegou ao clube em 2016. De lá para cá, fez do time uma máquina de vencer na Inglaterra – ganhou cinco vezes a Premier League em sete torneios disputados, além de outras taças locais. Faltava a Champions, que bateu na trave em 2021, com a final perdida para o Chelsea.

Guardiola sempre valorizou as ligas locais – um torneio de regularidade. A terceira Champions da carreira (conquistou duas pelo Barcelona) é uma resposta para quem buscava algo para criticar em um dos melhores técnicos da história.

Guardiola Manchester City

Guardiola leva o City à sonhada glória | Foto: Lars Baron/Getty Images

Manchester City leva a Tríplice Coroa

Para a história ficar completa, o Manchester City leva a Champions League pela primeira vez em temporada de Tríplice Coroa. O clube já havia conquistado a Premier League e a Copa da Inglaterra, com o “detalhe” de bater o rival Manchester United na final.

O Manchester City, cotado como favorito da Champions League há algum tempo, justificou a condição com “gosto”. No mata-mata, nas oitavas de final, fez 7 a 0 sobre o Leipzig. Depois, um 3 a 0 sobre o Bayern de Munique encaminhou a classificação. A semifinal foi um teste de fogo contra o “senhor Champions”, o Real Madrid. O atropelo por 4 a 0 no jogo de volta foi histórico. Na final, o City soube superar a adversidade para bater a Inter de Milão.

Manchester City fatura a Champions League

A Inter de Milão conseguiu frear o Manchester City. O time inglês sofreu para superar a marcação. Os italianos não “estacionaram o ônibus”. Em vez de retranca, a Inter pressionou o rival mais à frente e incomodou a criação do City.

O time de Pep Guardiola teve apenas duas oportunidades. Na primeira, Bernardo Silva, na área, pela direita, bateu para fora, aos cinco minutos. Depois, aos 25 minutos, De Bruyne achou Haaland. Onana defendeu a finalização do artilheiro.

O técnico Pep Guardiola precisou mudar no primeiro tempo e perdeu um destaque do time. De Bruyne sentiu problema muscular e deu lugar a Phil Foden, aos 35 minutos. Embora não tenha criado tanto, a estratégia da Inter de Milão funcionou na etapa inicial.

De Bruyne

De Bruyne saiu no primeiro tempo | Foto: Catherine Ivill/Getty Images

No segundo tempo, aos 13 minutos, após vacilo do Manchester City, Lautaro Martínez ganhou presente e invadiu a área. O argentino foi abafado por Ederson, que salvou o clube inglês.

Ederson Manchester City

Ederson foi providencial contra Lautaro | Foto: YASIN AKGUL/AFP via Getty Images

O Manchester City conseguir furar a defesa da Inter de Milão. Aos 22 minutos, Bernardo Silva foi acionado pela direita e cruzou. A bola sobrou para Rodri. Ele bateu no canto e fez 1 a 0.

Rodri Manchester City

Rodri apareceu bem para marcar | Foto: FRANCK FIFE/AFP via Getty Images

A Inter de Milão quase empatou três minutos depois. Após bola levantada para a área, Dimarco ficou com a sobra e acertou o travessão. Depois, ele ainda acertou Lukaku, que entrou na etapa final.

Aos 32, Foden fez grande jogada, mas não conseguiu tirar de Onana, que fez defesa importante. Ederson fez milagre aos 43 minutos. O goleiro brasileiro defendeu cabeçada à queima-roupa de Lukaku. Depois, aos 50, Ederson foi novamente fundamental, após desvio na primeira trave em cobrança de escanteio. O Manchester City conquistou o inédito título.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *