Publicidade

A corrida pelo título do Brasileirão 2017 está aberta, assim como o risco de rebaixamento e a Libertadores A corrida pelo título do Brasileirão 2017 está aberta, assim como o risco de rebaixamento e a Libertadores

Libertadores, rebaixamento e título no Brasileirão. A pergunta que não cala é “qual a situação do seu clube?” As fichas estão na mesa para 19 dos 20 clubes na edição 2017, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia. No entanto, apenas seis ainda têm chances de título. Em ordem crescente, são eles Sport (1%), Palmeiras (2%), Santos (2%), Grêmio (14%) e Corinthians (81%).

A situação do Timão é curiosa. Apesar de fechar a 23ª rodada com derrota para o Santos (2 x 0), o que aconteceu foi um aumento da probabilidade de o Corinthians chegar ao título (de 74% para 81%).

Publicidade

Isso se deve aos tropeços dos concorrentes, à exceção do próprio Santos. Traduzindo, o Grêmio perdeu para o Vasco (1 z 0); o Flamengo foi derrotado pelo Botafogo (2 a 0); e o Palmeiras apenas empatou com o Atlético-MG (1 a 1).

Libertadores e rebaixamento

Ainda de acordo com o site Infobola, quando a luta é por uma vaga na Libertadores 2018, os números são ainda mais animadores para os clubes. Menos para o Atlético-GO, que está bem próximo do rebaixamento, por sinal. Matematicamente, os seis classificados – levando em consideração apenas os seis primeiros clubes na tabela de classificação – seriam Corinthians (99%), Grêmio (98%), Santos (86%), Palmeiras (80%), Flamengo (43%) e Sport (38%). Esses números, como andamento da competição, podem mudar.

Publicidade

No caso das chances de rebaixamento, Corinthians, Grêmio e Santos escapam ilesos. O outro lado da balança mostra Atlético-GO (92%), Avaí (63%), Vitória (47%), São Paulo (46%) e Chapecoense (30%).

Sendo assim, confira os jogos da rodada e se ligue nas chances de seu clube na Libertadores, rebaixamento e título do Brasileirão 2017:

24ª RODADA
16/09
Ponte Preta x Atlético-GO
Botafogo x Santos

Publicidade

17/09
Avaí x Atlético-MG
Grêmio x Chapecoense
Atlético-PR x Fluminense
Vitória x São Paulo
Corinthians x Vasco
Flamengo x Sport
Cruzeiro x Bahia

18/09
Palmeiras x Coritiba