Publicidade

Máquina de fazer gols e agora melhor do mundo! O artilheiro Lewandowski, do Bayern de Munique, conquistou o The Best, da Fifa, prêmio que aponta o melhor jogador do planeta. Ele desbancou Messi, do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, da Juventus, na final. Lewa foi anunciado vencedor pela Fifa nesta quinta-feira, em cerimônia virtual. O período considerado para o The Best foi de 8 de julho de 2019 a 7 de outubro de 2020.

Lewandowski É o melhor do mundo! Lewandowski fatura o The Best | Foto: Bayern de Munique / Divulgação

Lewa era considerado favorito depois de uma temporada de impressionar. Ele marcou 64 gols em 58 jogos no período e foi um dos principais nomes de um irresistível Bayern de Munique, campeão da Bundesliga, Champions League, Copa da Alemanha, Supercopa da Alemanha e Supercopa da Europa. Por sinal, Lewa foi artilheiro do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha e da Champions.

A cerimônia virtual da Fifa também fez homenagem a Diego Armando Maradona e Paolo Rossi, que faleceram recentemente, além de indicar outros prêmios.

Lewandowski é o 2º intruso na ‘era Messi e CR7’

Publicidade

Lewandowski é apenas o segundo craque a desbancar Messi ou Cristiano Ronaldo na premiação, desde que a dupla passou a dominar o mundo do futebol, a partir de 2008.

A supremacia terminou em 2018, quando Modric, do Real Madrid, foi eleito o melhor do mundo. No ano passado, Messi ganhou o prêmio. E, agora, Lewandowski se transforma no segundo atleta a desbancar o domínio da dupla.

Lewandowski Lewandowski recebe o prêmio | Foto: Bayern de Munique / Divulgação

Os prêmios do The Best

Melhor goleira

A francesa Sarah Bouhaddi, do Lyon, ganhou o prêmio. Ela concorria com a chilena Christiane Endler, do Paris Saint-Germain, e a norte-americana Alyssa Naeher, do Chicago Red Stars.

Publicidade

“O dia a dia que me fez evoluir. Obrigado aos meus treinadores, que me deram confiança, e também à minha família”, declarou.

Publicidade

Neuer supera Alisson

O prêmio de melhor goleiro foi para Neuer, do Bayern de Munique. O alemão superou o brasileiro Alisson, do Liverpool, e Oblak, do Atlético Madrid.

“Foi um dos melhores anos da minha carreira. Foi incrível o que fizemos. Nossa equipe teve uma grande mentalidade. Estávamos muito motivados”, declarou Neuer.

Son supera Arrascaeta no Puskás

Publicidade

O prêmio de gol mais bonito foi para Son, do Tottenham. Ele desbancou Arrascaeta, do Flamengo, e Suárez, ex-Barcelona e atualmente no Atlético de Madrid. O gol premiado foi num duelo com Burnley, em que o sul-coreano arrancou do campo de defesa, da intermediária, levou a bola até a grande área rival e tocou na saída do goleiro.

“Recebi a bola e não encontrei outra opção. Fui uma grande surpresa fazer este gol. Eu vi depois do jogo e dei conta de que havia feito um gol especial. Foi uma sensação espetacular”, declarou Son.

Melhor técnico na categoria feminina

A holandesa Sarina Wiegman, comandante da Holanda, ganhou o prêmio. Ela superou o francês Jean-Luc Vasseur, do Lyon, e a inglesa Emma Hayes, do Chelsea.

Publicidade

“É preciso estar preparada e conectada com o time. Muitos técnicos me inspiram”, declarou Wiegman.

Klopp ganha no masculino

Publicidade

Entre os técnicos do masculino, Jürgen Klopp, do Liverpool, ganhou o prêmio. Ele superou Hansi Flick, do Bayern de Munique, e Marcelo Bielsa, do Leeds United.

“Estou surpreso. Tenho muito respeito pelos indicados. Obrigado aos meus jogadores. Tenho de agradecer aos meus auxiliares. O que temos feito nos últimos anos é incrível”, destacou Klopp.

Brasileiro ganha prêmio

O pernambucano Marivaldo Francisco da Silva, que anda cerca de 60 km para acompanhar os jogos do Sport, ganhou o Fifa Fan Award, prêmio dado ao melhor torcedor.

 

A Seleção das melhores do mundo

 

A Seleção dos melhores do mundo

A melhor do mundo

A inglesa Lucy Bronze, do Manchester City, é a melhor jogadora do mundo. Ela superou a dinamarquesa Pernille Harder, do Chelsea, e a francesa Wendie Renard, do Lyon.

“Estou muito surpresa. As outras indicadas são excelentes jogadoras. O ano de 2020 nos ensinou a apreciar todos os momentos. Vou lembrar deste momento para o resto da minha vida”, declarou a melhor jogadora do mundo.