O julgamento do atacante Neymar por suposta frauda na sua transferência do Santos para o Barcelona começa na próxima segunda-feira, na Espanha. A Promotoria espanhola pede dois anos de prisão ao jogador, mais o pagamento de uma multa. A possibilidade, entretanto, é pouco provável.
Apesar de pequeno, o risco de uma prisão o tiraria da Copa do Mundo. Neymar se transfreriu para o Barcelona em 2013. Na época a empresa brasileira de investimentos DIS, que apresentou a ação que levou ao julgamento, recebeu um valor de comissão menor do que tinha direito, segundo a mesma. Isso porque o jogador teria ocultado o valor real com a ajuda dos clubes.
No processo também são reús o Barcelona, o Santos, os pais do jogador, Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell, ex-dirigentes do Barcelona, e Odílio Rodrigues, ex-presidente do Santos. Caso seja comprovado que o valor foi ocultado, Neymar teria fraudadoi o fisco espanhol.
O julgamento começa nesta segunda-feira e deve se estender até 31 de outubro. Mas existe a possibilidade de recursos e uma pena de prisão de cinco anos, como pede a acusação, é pouco provável. Além disso sempre existe a possibilidade de pagamento de multa. O fisco espanhol já foi alvo de problemas para outros craques como Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
Relacionadas
A CBF não se posicionou sobre a possibilidade. Mas internamente a entidade acompanha a situação com certa preocupação. Menos pelo risco de prisão e mais pelo aspecto psicológico. Já o técnico Tite não deve se posicionar sobre o assunto.
Hoje no PSG, Neymar vive uma boa temporada. Mas fora de campo o seu relacionamento com Mbappé, companheiro de clube, tem sido alvo de polêmicas. Ambos não têm uma convivência muito agradável no Parc dos Princes.
Você Também pode gostar
- Raphinha tem melhor início de temporada na carreira
- Barcelona de olho em oportunidade de mercado para o ataque
- Neymar volta a treinar com grupo e comemora: ‘Agora é só alegria’
- De olho no futuro! Barcelona mira renovação com Yamal
- Jorge Jesus admite ‘ambição’ de ser técnico do Brasil
- Barcelona em ação para evitar bote do Manchester United
Comentar