Publicidade

O primeiro gol de Messi na Liga abriu uma história de glórias na maior competição da Europa (Foto: Site Barcelona) O primeiro gol de Messi na Liga abriu uma história de glórias na maior competição da Europa (Foto: Site Barcelona)

Neste exato 2 de novembro, há 12 anos Lionel Messi marcou seu primeiro gol na Liga dos Campeões. Na época, ele tinha 18 anos, mas já mostrava a que veio ao mundo.

O Panathinaikos foi a primeira vítima de Messi na Liga, numa goleada por 5 a 0 no Camp Nou. A vitória foi parte da escalada do Barcelona naquela edição da competição. A ascenção do time culminou com o título, na final contra o Arsenal, em Paris: vitória por 2 a 1.

Foi assim o primeiro gol de Messi na Liga

Publicidade

O time catalão já vencia por dois gols, quando a zaga adversária bateu cabeça. Esperto e rápido, Messi se antecipou ao lance e deu leve toque para encobrir o goleiro croata Mario Galinovic e mais um pra empurrar a bola para o fundo da rede.

À época, o argentino ainda vestia a camisa 20, pois o dono da 10 era Ronaldinho Gaúcho. Havia outros brasileiros em campo naquela noite foram Edmílson e o naturalizado italiano Thiago Motta – Sylvinho ficou os 90 minutos no banco de reservas.

Leia também:

Grêmio a um passo de escrever história imortal na Libertadores
Renato Gaúcho alcança feito e entra em lista seleta da Libertadores
Confira Raio-X do Lanús, adversário do Grêmio na final da Libertadores
Quanto cada clube brasileiro deixou de ganhar na Libertadores
PSG potência mundial: o projeto Neymar
Dois pênaltis perdido no mesmo jogo? Diego Souza repete ‘feito’ de outros famosos

Publicidade

O Barcelona venceria a edição 2005/06 da Champions, com vitória na decisão sobre o Arsenal por 2 a 1, mas tendo Messi ainda como um promissor coadjuvante, tanto é que o atleta sequer foi relacionado para o jogo derradeiro, disputado no Stade de France.

Messi ganharia a competição mais três vezes (no total, as temporadas 2005–062008–092010–112014–15). O argentino ocupa a segunda posição no ranking de goleadores da Liga dos Campeões. Após 12 temporadas, Messi já soma 96 gols na competição.