A eliminação na final da repescagem e a consequente ausência na terceira Copa do Mundo seguida trará mudanças drásticas na Itália. Afinal, o jornal “Gazzetta dello Sport” aponta que o grande objetivo da Federação Italiana de Futebol é ter Pep Guardiola como novo treinador no lugar de Gennaro Gattuso, atual comandante e que não deve permanecer para o próximo ciclo.

No entanto, chegar a um acordo com o treinador espanhol é bastante difícil. Guardiola tem contrato com o Manchester City até junho de 2027, ou seja, ele teria que antecipar o fim do vínculo em um ano. Aliás, ele é considerado uma mudança radical nas estruturas do futebol italiano, mas chegaria com respaldo de todos os setores.
Se o nome de Guardiola parece um sonho distante, a Itália trabalha também com outros três nomes para suceder Gattuso. O favorito é Roberto Mancini, campeão da Eurocopa em 2020, a última conquista da seleção. Para os dirigentes, ele é visto como capaz de reconstruir o plantel e devolver a identidade da equipe. Entretanto, há quem considere que a seleção continuaria com um modelo que colecionou fracassos e não conseguiu levar a tetracampeã mundial a três Copas do Mundo consecutivas.
Outros alvos para assumir a Itália
Assim como Mancini, os outros dois possíveis alvos também são italianos: Antônio Conte, do Napoli, e Massimiliano Allegri, do Milan. Os dois treinadores estão empregados atualmente e têm contrato mais longevo e, assim, seria necessário pedir a liberação dos clubes. Ou então achar uma solução para que dividissem o trabalho com a seleção.
No entanto, no caso de Conte, a negociação tende a ser ainda mais complicada, por conta da diretoria do Napoli.
“O maior problema é óbvio: De Laurentiis (presidente do Napoli). A Itália não pode se permitir ter um técnico interino até setembro, quando começa a Liga das Nações”, escreveu a “Gazzetta dello Sport”.
Sem calendário pelos próximos meses e vendo a Copa do Mundo do sofá, a Itália volta a campo somente no dia 25 de setembro. Na ocasião, enfrentará a Bélgica, pela Liga das Nações.
Guardiola nunca treinou uma seleção
Caso acertasse com a Itália, Guardiola teria sua primeira experiência no comando de uma seleção. Até o momento, ele comandou somente clubes na carreira: Barcelona, Bayern de Munique e, agora, Manchester City.
Você Também pode gostar
- Joia do Palmeiras ‘ignora’ Manchester City e quer o Barcelona
- Manchester City x Arsenal: onde assistir, escalações e horário pela Premier League
- Guardiola diz que Manchester City está preparado para ‘decisão’ contra o Arsenal
- Bernardo Silva anuncia saída do Manchester City após nove temporadas: ‘Torcedor para vida toda’
- Jogador do Liverpool sofre grave lesão e fica fora da Copa do Mundo pela França
- Manchester City, PSG e Chelsea disputam contratação de joia do Palmeiras
Comentar