Neymar já sinalizou que a Copa do Mundo do Catar, a partir de novembro, pode ser a última da carreira dele. O craque, de 30 anos, será o principal jogador da Seleção Brasileira pelo terceiro Mundial seguido.
Por sinal, foi em uma Copa do Mundo que Neymar viveu um dos momentos mais difíceis da carreira, a contusão sofrida após entrada de Zúñiga, no Mundial de 2014, no Brasil.
A trajetória de Neymar com a camisa da Seleção Brasileira começou em 2010, logo após a Copa do Mundo. Naquela época, houve um clamor para que Dunga, então técnico, levasse Neymar e Ganso, destaques do Santos, para o Mundial da África do Sul. Contudo, eles não foram convocados.
Relacionadas
Em agosto de 2010, Neymar fez a estreia pela Seleção Brasileira – vitória sobre os Estados Unidos, em amistoso. O atacante marcou um gol. Ele, então, virou nome certo rumo ao Mundial de 2014.
Neymar em Copas do Mundo
O sonho de Neymar de levar o Brasil ao hexa em casa parou nas quartas de final, de forma dura. Já a estreia do craque em Copa do Mundo foi bem diferente. O atacante marcou duas vezes na vitória sobre a Croácia por 3 a 1, na Arena Corinthians, em São Paulo.
Depois, empate por 0 a 0 com o México, no Castelão. A classificação para as oitavas de final foi sacramentada com goleada sobre Camarões: 4 a 1, no Mané Garrincha. Neymar marcou duas vezes.
Juventus está perto de encontrar solução para o ataque
No mata-mata, o Brasil eliminou o Chile nos pênaltis, após empate por 1 a 1, no Mineirão. Então, o terrível encontro com Camilo Zúñiga, lateral colombiano. A Seleção vencia por 2 a 1, no Castelão. No fim do jogo, em disputa de bola, Zúñiga acertou uma joelhada no craque brasileiro e o tirou do jogo e da Copa do Mundo.
Manchester United prepara ofensiva final por Frenkie de Jong
O choro de Neymar em campo já indicava a gravidade da lesão. Um pouco depois do jogo, o anúncio. Ele fraturou a terceira vértebra lombar. Assim, ficou fora da sequência do Mundial. A Seleção Brasileira levou de 7 a 1 para a Alemanha, no Mineirão, e depois perdeu o terceiro lugar para a Holanda.
Críticas em 2018
O craque precisou passar por outra contusão na caminhada para o Mundial da Rússia. Em fevereiro de 2018, Neymar sofreu uma fissura no quinto metatarso do pé direito. Ele retornou aos gramados em maio e pôde defender a Seleção Brasileira.
O Mundial, contudo, não teve um saldo positivo para Neymar. O craque brasileiro sofreu com críticas por cair no gramado em muitos momentos dos jogos. E também por não ter dado entrevista após a eliminação para a Bélgica.
Na Rússia, o Brasil largou com empate com a Suíça por 1 a 1. No segundo jogo, vitória sobre a Costa Rica por 2 a 0 – Neymar fez um dos gols. No último compromisso pela fase de grupos, triunfo sobre a Sérvia por 2 a 0, com assistência do craque.
Nas oitavas de final, o craque abriu o caminho para a vitória sobre o México, por 2 a 0. Ele fez o primeiro gol. Nas quartas, contudo, queda para a Bélgica.
Neymar soma dez jogos de Copa do Mundo, com seis gols marcados e duas assistências. O craque vai para o terceiro Mundial com a expectativa de ajudar o Brasil a conquistar a sexta estrela.
Você Também pode gostar
- Buffon exalta Neymar: ‘Deveria ter cinco Bolas de Ouro’
- Romário, Neymar e outros… Os craques que decidiram jogos contra o Uruguai
- Jornal espanhol critica atitude de Neymar
- Al-Hilal quer negociar Neymar e sonha com Cristiano Ronaldo
- Jorge Jesus fala sobre nova lesão de Neymar
- Técnico do Inter Miami descarta Neymar na equipe: ‘Ridículo’
Comentar