Manchester City e Chelsea vão decidir, neste sábado, o título da Champions League. A final inglesa promete muita emoção. Quem vai entrar para a história? Muitos jogadores e técnicos já estão eternizados no torneio. São os recordistas. Cristiano Ronaldo, por exemplo, lidera duas estatísticas de respeito.
CR7 é o atleta com mais gols em finais na era moderna da Champions e divide com Maldini o recorde de participações em decisões do principal torneio europeu.
Cristiano Ronaldo já marcou quatro gols em finais de Champions League, sendo um pelo Manchester United e três pelo Real Madrid. O segundo colocado deste ranking é Bale, autor de três gols pelo Real em decisões.
Depois, dez jogadores aparecem empatados com dois gols: Samuel Eto’o (Barcelona), Filippo Inzaghi (Milan), Danielo Massaro (Milan), Messi (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Raúl (Real Madrid), Mandzukic (Bayern de Munique e Juventus), Crespo (Milan), Milito (Inter de Milão) e Karl-Heinze Riedle (Dortmund).
Cristiano Ronaldo também está na liderança de participações em finais. Ele disputou seis decisões de Champions League, sendo duas pelo Manchester United e quatro pelo Real Madrid. Maldini também tem seis decisões na era moderna no currículo, todas pelo Milan.
Patrice Evra, com finais por Monaco, Manchester United e Juventus, Seedorf (Ajax, Real Madrid e Milan) e Van der Sar (Ajax e Manchester United) têm, cada um, cinco decisões de Champions League no currículo.
Relacionadas
Os treinadores recordistas nas finais de Champions League
Quando o assunto é técnico, os recordistas de participações em decisões de Champions League são Marcelo Lippi, Alex Ferguson e Carlo Ancelotti, com quatro finais cada. Lippi levou a Juventus às decisões de 1996, 1997, 1998 e 2003, enquanto Ferguson chegou com United em 1999, 2008, 2009 e 2011. Ancelotti tem três decisões pelo Milan (2003, 2005 e 2007) e uma pelo Real Madrid (2014).
Por falar em Ancelotti, ele divide com Zidane a honraria de técnico com mais títulos nesta era moderna de Champions League. Cada um conquistou o torneio três vezes, sendo que o francês ganhou consecutivamente pelo Real Madrid. O italiano conquistou dois títulos pelo Milan e ganhou pelo Real em 2014.
Bicampeão com Barcelona, Guardiola pode se juntar a Ancelotti e a Zidane se levar o Manchester City à glória neste sábado.
Você Também pode gostar
- PSG sob risco na Champions League: relembre a última fez que o time francês deu vexame na fase inicial
- Real Madrid vive drama na Champions league
- Champions League tem novo recorde de gols em uma rodada
- Lewandowski atinge marca de Cristiano Ronaldo e Messi
- Bayern de Munique estragou sonho do PSG na Champions League e fez Neymar chorar
- Vini Jr. se torna o sexto maior artilheiro brasileiro na Champions League