A Fifa abriu as candidaturas ao programa de ajuda aos clubes. A intenção é distribuir 209 milhões de dólares (R$ 1 bilhão) pela cessão de jogadores às seleções da Copa do Mundo do Catar. Em comunicado, a entidade estabelece que a verba é igual à de 2018. Na época, 416 clubes, de 63 federação nacionais repartiram o valor, depois da competição disputada na Rússia.
Leia também
Médico acusa Beckham de acabar com esperança para gays no Catar
Haaland? Ídolo do Manchester United compra briga por Cristiano Ronaldo
Pela primeira vez os clubes devem se inscrever por meio de uma plataforma exclusiva. A ferramenta disponibiliza 10 mil dólares (cerca de R$ 52 mil) a cada clube que tiver jogadores a serviço da seleção na Copa. Significa que, quanto mais tempo do jogador na competição, mais dinheiro para o clube.
Fifa faz ressalva
Mas vale destacar que a compensação só vale para os clubes pelos quais o jogador atuou nos dois anos anteriores à Copa do Mundo.
Como se sabe, a competição acontece no Catar entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. De acordo com a Fifa, o programa de ajudas aos clubes se integra no seu acordo de colaboração com a Associação de Cubes Europeus (ECA). A entidade estreou a iniciativa em 2010, mas desde então vem sendo cumprida como rotina.
Relacionadas
Você Também pode gostar
- Brasil ficará fora do top 3 no ranking da Fifa em 2024
- Argentina segue líder do ranking da Fifa; Brasil em quinto
- Presidente da La Liga pede para Fifa tirar Mundial de 2025 do calendário
- Guardiola reclama de regra da Fifa para o novo Mundial de Clubes
- Fifa define nova janela de transferências para Mundial de Clubes
- Há quanto tempo o Brasil não chega a uma final de Copa do Mundo?