Futebol Internacional

Estragaram a Champions League? O novo formato do torneio

A Champions League vai ser diferente a partir da próxima temporada. Nesta segunda-feira, a Uefa divulgou o formato do torneio para 2024/2025 e demais anos. A mudança atinge de fato a conhecida fase de grupos.

O modelo vigente da Champions League e que vai acabar já era algo tradicional e do agrado do público. A clássica fase de grupos reunia quatro times em cada chave, com seis confrontos ao todo (em casa e fora de casa), com os dois primeiros de cada grupo avançado para o mata-mata.

Para diminuir a insatisfação de alguns clubes e brecar a Superliga – torneio que gigantes queriam criar em contraposição à Champions -, a Uefa cedeu. A entidade, então, vai aumentar o número de participantes e de jogos da principal competição europeia.

A partir de 2024/2025, a Champions League vai ter 36 times. A fase de grupos vai dar lugar a um formato de liga, em que cada clube vai disputar oito jogos nesta fase de classificação.

A principal mudança da Champions League

Os clubes vão ser divididos em quatro potes. Cada time vai enfrentar dois rivais diferentes de cada pote, sendo quatro jogos em casa e quatro vezes fora. Assim, um clube vai jogar oito vezes contra oito adversários diferentes.

MAIS! Barcelona define quem vai priorizar vender: brasileiro ‘a perigo’

A classificação, contudo, não será entre potes. Ela vai ser geral. Desta forma, os oito primeiros colocados desta fase avançam diretamente para as oitavas de final da Champions League.

Haaland Manchester City

Manchester City, de Haaland % Cia., é o atual campeão da Champions League | Foto: FRANCK FIFE/AFP via Getty Images

Outra mudança vai ser o playoff para a fase decisiva. A Champions vai ter um mata-mata anterior às oitavas, que vai reunir do 9º ao 24º colocado, em jogos de ida e volta. Assim, mais oito times vão avançar para as oitavas.

A Champions League, então, vai continuar com o formato tradicional, com oitavas de final, quartas de final e semifinal com jogos de ida e volta. A final continua em jogo único.

Você Também pode gostar