Publicidade

A Premier League, a cada ano que passa, vem se consolidando como a melhor liga do mundo. Motivos não faltam para apontar o Campeonato Inglês como o principal do mundo. E a diferença para as demais pode aumentar ainda mais.

MAIS! Um voando, outro penando: CR7 e Messi em estágios diferentes em 2020

A solidez da Premier League impressiona. Não à toa atrai cada vez mais craques, patrocinadores e público espalhado pelo mundo. E pode melhorar, criando uma diferença cada vez maior para os outros campeonatos.

Dez motivos para Premie League disparar

Possibilidade de ter Messi e até mesmo Cristiano Ronaldo

Publicidade

Que tal ter Messi na Inglaterra? O craque argentino aumentaria ainda mais os holofotes do torneio. A possibilidade existe. O Manchester City é apontado como um provável destino de Messi, que está no fim de contrato com o Barcelona.

Cristiano Ronaldo e Messi fizeram o sexto confronto em Champions League. Com jogo desta terça-feira, estão empatados Premier League terá o duelo entre CR7 e Messi? | Foto: JOSEP LAGO/AFP via Getty Images

E um duelo entre Messi e Cristiano Ronaldo? Aí seria covardia para as outras ligas. O nome do astro português voltou a ser vinculado ao Manchester United, até mesmo numa possível troca por Pogba.

Dinheiro envolvido

Magnatas têm investido cada vez mais em clubes da Inglaterra. Chelsea, Manchester City, Manchester United, Arsenal… a lista dos times que são ligados a fortunas é considerável. Isso faz com que tenham bala na agulha para movimentar o mercado da bola e atrair os craques.

Guardiola Premier League City de Guardiola costuma movimentar o mercado da bola | Foto: Manchester City / Divulgação

Divisão de cotas de TV

Publicidade

Também explica o sucesso da Premier League. A divisão do dinheiro de cotas de TV prioriza o coletivo, em uma tentativa de impedir uma disparidade acentuada no valor que cada time recebe.

Aubameyang é uma das atrações do Arsenal | Divulgação

Organização de sucesso da Premier League

A Premier League é uma marca de sucesso, que explora o potencial do produto que tem.  No Instagram, a Premier League tem 42,3 milhões de seguidores, dez milhões a mais do que a La Liga.

Kanté, ao centro, é cobiçado por dois clubes europeus Produto valorizado na Inglaterra | Foto: BEN STANSALL/POOL/AFP via Getty Images)

Times médios cada vez mais fortes

Os fatores acima levam a um quadro em que clubes considerados de porte médio equilibrem o cenário com os considerados gigantes. Leicester, Southampton, Wolverhampton são bons exemplos de times que dão trabalho aos de renome.

Leicester vem crescendo na Inglaterra (Foto: Getty)

Reunião de craques na Premier League

Publicidade

De Bruyne, Salah, Harry Kane, Bruno Fernandes, Mané, Aubameyang, Agüero… a lista de craques é considerável. E a Premier League se torna cada vez mais atrativa para reunir cada vez mais feras.

De Bruyne Premier League De Bruyne é um dos principais craques do torneio | Foto: SHAUN BOTTERILL/POOL/AFP via Getty Images)

Qualidade do jogo na Premier League

A Premier League se preocupa com a qualidade do futebol apresentado. A intensidade impressiona e virou característica. Progressos táticos também são observados.

Salah Liverpool Premier League Estilo do Liverpool impressiona o mundo | Foto: Martin Rickett – Pool/Getty Images)

Elite dos técnicos na Premier League

Os progressos táticos estão diretamente ligados ao fato de que a Premier League concentra técnicos do mais alto gabarito, como Guardiola, Mourinho, Klopp, Ancelotti, e também abre espaço para nomes que vão se consolidando, como Arteta, Lampard, Nuno Espírito Santo, entre outros.

Mourinho, Tottenham Mourinho conhece bem o torneio inglês | Foto: Tottenham / Divulgação

Intercâmbio

Publicidade

A Premier League escancarou as portas para outras nacionalidades, tanto na beira do gramado, quanto nos atletas. Este intercâmbio ajudou a melhorar o nível da liga.

Jurgen Klopp e Thiago Alcântara: essa parceria vai dar caldo | Foto: MATT DUNHAM/POOL/AFP via Getty Images) Liverpool buscou Klopp e Thiago na Bundesliga | Foto: MATT DUNHAM/POOL/AFP via Getty Images)

Investimento nas categorias de base

O poder de investimento no mercado da bola não “atrapalha” o trabalho para revelar novos talentos. As categorias de base são valorizadas. Nomes como Rashford, Phil Foden, Mason Mount, Hudson-Odoi, Alexander-Arnold, entre outros, são exemplos de um trabalho bem desenvolvido para revelar jogadores.

Rashford Champions League Manchester United revelou Rashford | Foto: Uefa / Divulgação