Futebol Internacional

Dia de Clássico! relembre craques que defenderam Benfica e Porto

Nesta sexta-feira Portugal vai tremer. Benfica e Porto se enfrentam pelo Campeonato Português. Por isso o MQJ decidiu esquentar o confronto e lembrar de alguns jogadores que defenderam duas das mais pesadas camisas da Europa.

Benfica e Porto tiveram alguns jogadores em comum. Se dar bem nas duas equipes é tarefa para poucos. Mas acontece.

Abaixo a relação:

Craques que defenderam Benfica e Porto

Cristian Rodriguez

Cristian Rodriguez

Cristian Rodriguez em ação pelo Benfica (Foto: Getty)

Abrindo a nossa lista temos o uruguaio Cristian Rodriguez, de 37 anos. Revelado pelo Peñarol em 2002, Rodriguez ficou dois anos no PSG antes de ser emprestado ao Benfica. Teve passagem de pouco brilho nos Encarnados. Em julho de 2008 o OPSG o negociou em definitivo com o Porto. Nos Dragões viveu o auge da carreira, conquistando oito títulos, dentre eles: uma Liga Europa e três Campeonatos Portugueses.

Maxi Pereira

Maxi Pereira em ação pelo Porto (Foto: Uefa)

Seguindo o mesmo caminho de seu conterrâneo Cristian Rodríguez, o ex -lateral Maxi Pereira também atuou pelos gigantes portugueses. Atualmente aposentado, ele marcou seu nome nos dois rivais, onde conquistou muitos títulos. Após chegar do Defensor para o Benfica em 2008, Maxi Pereira venceu onze títulos. Depois de fazer história e marcar seu nome no time do estádio da Luz, o uruguaio se transferiu em julho de 2015 para o arquirrival. Ficou por cinco anos conquistando um Campeonato Português.

Nicolás Otamendi

Otamendi defende o Benfica

Otamendi defende o Benfica / Foto: Stefano Guidi/Getty Images

Outro sul-americano a defender as cores do Porto e do Benfica foi o zagueiro argentino Nicolás Otamendi. Revelado pelo Vélez Sarsfield em 2007 e sempre muito marcado por ser um jogador firme na marcação e às vezes até um pouco violento, Otamendi atuou pela equipe argentina por apenas um ano. Depois se transferiu para o Porto.

Durante os quatro anos em que esteve atuando pela equipe do estádio do Dragão, o zagueiro argentino marcou história por lá, onde conquistou três campeonatos locais e uma Liga Europa. Depois de se transferir para o Valencia em Julho de 2014 e também ter tido uma longa passagem pelo Manchester City de 2015 até 2020, Otamendi resolveu regressar para Portugal, porém dessa vez para jogar no time rival de onde ele fez história, o Benfica. Nos encarnados, o zagueiro chegou para dar experiência e segurança a equipe, que ainda defende. Foi campeão português na temporada passada.

Derlei

Derlei tinha faro de gol (Foto: Getty)

Olha o Brasil aparecendo na lista com o centroavante Derlei, cria do América-RN. Após boas temporadas no União de Leiria, se transferiu para o Porto. Atuando pelos dragões, Derlei viveu o ápice da sua trajetória futebolística, onde durante esses os três anos em que atuou por lá, o até então desconhecido atleta brasileiro, ganhou nada mais nada menos que uma Champions League e um Mundial de Clubes em 2004. Após fazer grande sucesso, se transferiu para o Dinamo Moscou e depois de dois anos de pouco sucesso, o brasileiro retornou para as terras lusitanas, porém dessa vez Benfica. Mas sem sucesso.

Rui Águas

Rui Águas

Rui Águas brilhou no Benfica (Foto: Divulgação)

O atacante Rui Águas também entra na lista. Ele fez história pelo Benfica, ganhando sete títulos. Já pelo Porto, o Príncipe, como era chamado, foi apenas um título nacional. Encerrou carreira no Benfica.

Paulo Pereira

Paulo Pereira defendendo o Porto

Paulo Pereira defendendo o Porto (Foto: Getty)

Nascido em Campinas, no interior de São Paulo, Paulo Pereira é mais um ex atleta que passou pela experiência de defender os dois times mais populares de Portugal. Revelado pelo São Bento e com uma passagem no futebol mexicano, Paulo Pereira chegou em Portugal em 1988 para atuar no atual campeão europeu na época, o Porto.

Após passar sete anos defendendo o gigante do Dragão, onde conquistou dois campeonatos portugueses e duas Taças de Portugal, Paulo Pereira se transferiu em 1994 para o Benfica. No time vermelho de Lisboa, o brasileiro não conseguiu repetir o mesmo sucesso que fez com a camisa portista, onde conquistou apenas um título da Taça de Portugal, não deixando muitas saudades para a torcida benfiquista.

César Peixoto

César Peixoto foi campeão no Porto

César Peixoto foi campeão no Porto (Foto: Getty)

Atualmente treinador, o ex lateral-esquerdo César Peixoto integrou o time do Porto campeão da Champions League e do Mundial de Clubes de 2004. Após rodar outros clubes portugueses, chegou em 2009 ao Benfica, onde seria campeão português.

Zlatko Zahovic

Zahovic Benfica Champions League

Zahovic na época de Benfica | Foto: Twitter Benfica / Divulgação

Na oitava posição, temos o ex meia esloveno Zlatko Zahovic. Revelado pelo tradicional Partizan da Sérvia, passou pelo Vitória de Guimarães antes de chegar ao Porto em 1996. Depois de grande sucesso com a camisa portista, o esloveno se transferiu para o Olympiacos da Grécia, atuando nos anos de 1999 e 2000 e depois para o Valencia nos anos de 2000 e 2001. Após pouco sucesso fora de Portugal, Zahovic voltou para o país, só que no Benfica. Mas sem sucesso.

Edgaras Jankauskas

Jankauskas

Jankauskas em ação pelo Porto (Foto: Getty)

Fechando a nossa lista, temos o ex-atacante lituano Edgaras Jankauskas. Reserva daquele time histórico de 2004 do Porto, Jankauskas teve uma passagem anterior no Benfica, em 2001. Mas quase não foi notado.

 

Você Também pode gostar