A Croácia anunciou, nesta quarta-feira (8), a saída de Zlatko Dalic. O treinador deixou o comando da seleção após a eliminação na Copa do Mundo de 2026 para Portugal, ainda na segunda fase da competição. Ele ficou nove anos à frente da equipe nacional, colecionando o segundo lugar no Mundial de 2018 e o terceiro em 2022.

A Federação Croata de Futebol agradeceu o trabalho de Dalic e o definiu como o “maior técnico da história da Croácia”. Dessa maneira, nas redes sociais, a homenagem veio acompanhada de uma arte em reconhecimento à trajetória do treinador.
“Uma chegada humilde. Uma jornada inesquecível. Uma despedida com orgulho. Após quase nove anos, o técnico Zlatko Dalic decidiu encerrar seu capítulo de enorme sucesso à frente da seleção da Croácia. Obrigado por tudo: pelas vitórias, pelas conquistas, pelas classificações, pelas medalhas, pela união, pelo respeito e pelo compromisso inabalável pela Croácia dentro e fora de campo. Assim, os resultados falam por suas qualidades como treinador. O respeito conquistado junto aos jogadores, à comissão técnica e aos adversários diz muito sobre a pessoa que você é”, aponta o texto.
A humble arrival. An unforgettable journey. A proud farewell.
— HNS (@HNS_CFF) July 8, 2026
Following nearly nine years, head coach Zlatko Dalić has decided to close his incredibly successful chapter with #Croatia. 🥈🥉🥈
Head coach, thank you for everything – the victories, the achievements, the qualifying… pic.twitter.com/LHLzoe0JVj
Dalic chegou à seleção em outubro de 2017 e comandou a Croácia em 111 jogos, com 62 vitórias, 20 empates e 29 derrotas, um aproveitamento de 61,9%. No total, ele comandou a equipe em três Copas do Mundo e duas edições da Eurocopa.
Dalic coleciona dois pódios em Copas pela Croácia
Aliás, com menos de um ano no cargo, Dalic levou a Croácia à final do Mundial em 2018, perdendo a decisão para a França. Em seguida, em 2022, eliminou o Brasil nas quartas de final, nos pênaltis, e derrotou Marrocos na decisão do terceiro lugar.
Já em 2026, a seleção parou em Portugal na segunda fase. A derrota por 2 a 1 ocorreu na última quinta-feira (2), em jogo que terminou com grande polêmica. Afinal, a arbitragem anulou um gol croata marcado por Gvardiol no último lance.
Você Também pode gostar
- Espanha x Argentina: onde assistir, palpite, horário e escalações da final da Copa do Mundo
- Memes de França x Inglaterra: web reage à vitória inglesa por 6 a 4
- Por que Jade Picon entrou com a bola em França x Inglaterra na Copa do Mundo?
- Quanto vale o terceiro lugar da Copa do Mundo? Veja a premiação e o que está em jogo
- Messi comenta reencontro com Lamine Yamal na final da Copa: “É uma loucura”
- Trump surpreende ao criticar Thomas Tuchel após eliminação da Inglaterra; veja o que ele disse
Comentar