Publicidade

Qual será o futuro de Erling Haaland? O centroavante norueguês é o nome mais cobiçado do mercado da bola. Ele revelou que vem sendo pressionado pelo Borussia Dortmund a tomar uma definição sobre o que pretende para a carreira. Assim, está chegando a hora de escolher o destino. Opções não faltam.

Haaland tem um acordo verbal com o Borussia Dortmund para que a venda dele seja facilitada na próxima janela de transferências. O clube alemão deseja mantê-lo, mas sabe que o cenário indica um adeus. O preço de 75 milhões de euros (R$ 467,6 milhões), valor para contratar o artilheiro, é uma “pechincha”.

Galeria de Fotos

A corrida por Haaland agita o mercado da bola. Ele coleciona pretendentes de peso, como Barcelona, Real Madrid, Manchester City, Manchester United, Chelsea e PSG. Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

Relacionadas

Cristiano Ronaldo Manchester United
Ronald Araújo Barcelona

A briga por Haaland

Publicidade

O Barcelona trata Haaland como prioridade para a próxima temporada. O objetivo é contratar Haaland para ser o pilar do projeto esportivo. Esta é a principal vantagem do clube. O Barça oferece o maior protagonismo entre os pretendentes. Nos outros clubes, ele dividirá holofotes.

Haaland Haaland é o principal objetivo do Barcelona | Foto: TOBIAS SCHWARZ/AFP via Getty Images

Presidente do Barcelona, Joan Laporta já vem conversando com Mino Raiola, empresário de Haaland. Ele sabe que o agente é peça importante na corrida pelo centroavante. Entretanto, o clube tem dois pontos negativos. O primeiro é financeiro.

MAIS! Lyon dá recado ao PSG e indica valor para vender Paquetá

Publicidade

Em situação econômica complicada, o Barcelona é o que, em tese, pode oferecer menos financeiramente para Haaland. Além disso, precisa de uma forcinha de Raiola e um “desconto” nas luvas e comissão. Isso sem falar no fair play da La Liga.

MAIS! PSG dá Zidane como certo para próxima temporada

O outro ponto é a reconstrução que vive dentro de campo. Mesmo com Haaland, o Barcelona pode precisar de um tempo para voltar a ser protagonista, especialmente na Champions League.

O bem cotado Real Madrid

Publicidade

O clube merengue está bem na fita por Haaland. Inclusive, a imprensa espanhola aponta que a preferência do craque é pelo Real Madrid. Embora a prioridade seja Mbappé, o Real vai tentar dar o bote pelo centroavante norueguês.

Haaland Haaland tem preferência pela Espanha | Foto: TOBIAS SCHWARZ/AFP via Getty Images

O Real Madrid pode oferecer a Haaland um time galáctico e de peso para brigar por títulos. Até mesmo para sonhar com uma hegemonia. Além disso, o clube merengue deve ter fôlego para pagar um salário robusto. Bale, Isco e Marcelo estão de saída, assim como há a possibilidade de vender Hazard. Desta forma, o Real conseguiria acrescentar Mbappé e Haaland à folha salarial.

MAIS! Vlahovic esnoba Premier League: desejo é por gigante italiano

Publicidade

O clube merengue, entretanto, pode ter um problema. Haaland brigaria por posição com Benzema, simplesmente o principal jogador do time e que está voando. Desta forma, o centroavante norueguês pode ter de revezar ou não ser uma peça indiscutível da equipe em um primeiro momento.

Manchester City tem história com Haaland

O time de Pep Guardiola tem um trunfo emocional. O pai de Haaland, Alf-Inge, defendeu o Manchester City. Vira e mexe, uma foto do menino Haaland com a camisa do clube inglês circula nas redes sociais.

Haaland Haaland | Foto: Reprodução Internet

Este não é o único trunfo do City. Haaland seria o homem-gol do time. Uma equipe que brilha na Premier League e vem perseguindo o sonhado título da Champions League. Outro atrativo é trabalhar com Guardiola. O Manchester City não teria problema de grana para investir pesadamente por Haaland, com luvas, comissões e salário.

Manchester United

Publicidade

Um trunfo do Manchester United é Ralf Rangnick, responsável por levar Haaland para o Salzburg, da Áustria. Rangnick vai ter um cargo diretivo no clube e tem um bom relacionamento com jogador. A tradição do Manchester United é mais um ingrediente para ser colocado na balança, além da capacidade financeira do time.

MAIS! Borussia Dortmund está de olho em meia do Manchester United

Contudo, o momento turbulento do Manchester United joga contra. O clube inglês vive uma seca de títulos na Premier League e na Champions League. A pressão é grande. O projeto esportivo não deslancha.

Chelsea

Publicidade

O clube inglês foi o que mais se esforçou por Haaland na última janela. Entretanto, tirou o time de campo diante dos valores. E olha que tem muita grana. Por falar em dinheiro, é o aspecto que torna o Chelsea um time que não pode ser descartado na corrida pelo craque.

MAIS! Melhor do mundo, Lewandowski evita polêmica com Messi

O Chelsea também oferece um time competitivo – é o atual campeão da Champions League – e com perspectivas de estar sempre na briga pelo topo, seja na Premier League, seja no principal torneio de clubes da Europa.

Publicidade

MAIS! Beckham faz movimento para tentar levar Suárez para MLS

Haaland, contudo, teria de brigar por posição com Lukaku, outro centroavante de peso. Desta forma, poderia jogar menos, em uma espécie de rodízio.

PSG

Com a possibilidade de perder Mbappé, o PSG pode buscar Haaland para ser o substituto. Um trio com Messi e Neymar seria certeza de muitos gols, além de ir para um time cujo principal foco é a Champions League.

Publicidade

O ponto negativo do PSG é “oferecer” uma liga nacional menos badalada em relação à Premier League e La Liga.

Comentários