Publicidade

O senador da CPI da Covid-19, senador Renan Calheiros, abriu a sessão desta terça-feira criticando a realização da Copa América no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro deu o aval para que o torneio possa acontecer nos meses de junho e julho em nosso país.

Anteriormente a Copa América tinha Colômbia e Argentina como sede. Os colombianos declinaram por conta de protestos sociais em relação a reformas feitas por seu governo. No fim de semana os argentinos anunciaram que não receberiam o torneio por conta de uma crise sanitária. Assim a Conmebol, na segunda-feira, anunciou que o torneio aconteceria no Brasil com aval do Governo Federal. O fato gerou manifestações de apoio e de repúdio por parte de políticos brasileiros.

Neymar Neymar em ação pela Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Renan Calheiros, que tem sido um dos principais opositores de Bolsonaro, fez severas críticas e atacou a CBF. Além disso se dirigiu ao técnico Tite e a Neymar.

Publicidade

– Como não podemos fazer um apelo ao presidente, ao ministro da Saúde e à CBF, que está sendo negacionista, faço um apelo para a Seleção Brasileira, ao seu técnico. Faço apelo ao Neymar pois este será o campeonato da morte. Que eles pensem nos parentes que estão sofrendo. O momento é de fazermos o campeonato da vacina – disse Renan.

Futebol acontece pelo Brasil

CSA campeão alagoano em meio à pandemia (Foto: Augusto Oliveira/CSA)

A CBF se posicionou a favor do torneio no Brasil. Assim a CPI estuda a convocação do presidente da entidade, Rogério caboclo, para prestar depoimento.

MAIS! Copa Covid e Cloroquito… os memes da Copa América no Brasil

Publicidade

O Governo Federal defende que o torneio pode ser realizado sem a presença de público e com todos as delegações vacinadas. Dessa forma a Copa América seguiria os padrões normais do futebol no Brasil. Governistas nas redes sociais lembraram que o futebol vem sendo disputado no Brasil com o apoio de governadores, incluindo Renan Filho, governador de Alagoas e filho de Renan Calheiros. O Campeonato Alagoano começou em fevereiro e terminou em maio com o título do CSA.

Relacionadas

Lukaku Inter de Milão
Arturo Vidal

 

Comentários