Futebol Internacional

Conheça Trubin, goleiro herói que classificou o Benfica e jogou o Real Madrid nos playoffs

A classificação do Benfica aos playoffs da Champions League veio de forma heroica. Nos acréscimos da partida, a equipe portuguesa já vencia o Real Madrid por 3 a 2 precisava de mais um gol para avançar. A pedido do técnico José Mourinho, o goleiro Anatoliy Trubin foi para a área no último lance da partida. Como invocado pelos deuses, ele subiu mais alto que a defesa merengue e marcou o quarto gol, que deu sobrevida aos portugueses na principal competição continental da Europa.

Goleiro Trubin marcou o gol que levou o Benfica aos playoffs da Champions
Trubin marcou o gol que levou o Benfica aos playoffs da Champions – Foto: Divulgação / x / Benfica

Afinal, quem é Anatoliy Volodymyrovych Trubin? O goleiro nasceu no dia 1º de agosto de 2001, em Donetsk, na Ucrânia. Revelado na base do Shakhtar, ele teve a dura missão de substituir um ídolo do gigante time do país do Leste Europeu: Andriy Pyatov, que ficou mais de 12 anos como titular da equipe.

Trubin chamou a atenção dos europeus na Champions de 2020/21, quando brilhou em duelos contra Inter de Milão e Real Madrid, fechando o gol com grandes defesas, ligando o sinal de alerta nos principais clubes do mundo por conta de sua qualidade.

Trubin chega ao Benfica em 2023

No entanto, a saída do Shakhtar demorou um pouco mais. Em agosto de 2023, o Benfica pagou 10 milhões de euros ao clube ucraniano pela sua contratação, que visava à época substituir Odysseas Vlachodimos, negociado com o Nottingham Forest. Não demorou para o gigante de 1,99m virar um dos destaques dos Encarnados. Na Champions da mesma temporada, pegou três pênaltis, chamando ainda mais atenção. Além disso, destacou-se também pela segurança nas bolas aéreas.

Na seleção da Ucrânia, disputa posição com Lunin, do Real Madrid. No entanto, por ser titular do Benfica – enquanto o concorrente é reserva no time espanhol – ganha a preferência do treinador. Contudo, na Eurocopa de 2024, o goleiro dos Encarnados começou na reserva, mas uma falha de Lunin na estreia fez Trubin retomar a condição entre os 11 iniciais.

Gol salvador contra o Real Madrid

O Benfica precisava da vitória sobre o Real Madrid e torcia para outros resultados para garantir um lugar nos playoffs da Champions League. O cenário era adverso, a começar pelo rival da noite, apesar de atuar em sua casa, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Jogadores do Benfica comemoram gol de Trubin contra o Real Madrid
Jogadores do Benfica comemoram gol de Trubin contra o Real Madrid – Foto: Divulgação / x / Benfica

Em campo, os portugueses assumiram uma postura aguerrida e ousada, partindo para cima dos espanhóis e desperdiçando inúmeras chances de gol. Mas, como diz o ditado futebolístico, quem não faz, leva. E assim ocorreu. No primeiro ataque, já aos 30 minutos, Mbappé abriu o placar.

Apesar do gol rival, o Benfica não se intimidou e virou ainda no primeiro tempo, com gols de Schjelderup e Pavlidis, este cobrando pênalti. Na volta do intervalo, o norueguês ampliou o marcador para 3 a 1. Mbappé, novamente, recolocou os Merengues na partida.

A partir daí, foi tensão para ambos os lados. O Real Madrid ainda lutava por uma vaga direta nas oitavas de final, enquanto o Benfica tentava uma brecha nos playoffs. O jogo no Estádio da Luz estava atrasado em relação aos demais 17 da fase de liga da Champions.

Benfica e Real Madrid precisavam apenas de um gol

Nos últimos minutos, o Benfica sabia que precisava de apenas mais um gol para assumir a 24ª colocação no saldo, que lhe daria vaga nos playoffs. Os espanhóis, por outro lado, garantiria sua vaga direta nas oitavas com o empate. Mas viu as chances começarem a ruir com as expulsões de Asencio e Rodrygo, já na reta final do jogo.

Trubin chegou a fazer cera nos acréscimos por não saber que a vitória por 3 a 2 não era suficiente, para desespero da torcida e do presidente do clube, o ex-jogador Rui Costa, que gesticulava nas tribunas. No último lance, o Benfica teve uma falta para cobrar, e o técnico José Mourinho mandou o ucraniano para a área. Assim foi o goleiro, que aproveitou cruzamento perfeito para vencer Courtois, garantindo a classificação dos Encarnados e sua noite de herói no Estádio da Luz.

“Antes não tinha percebido do que precisávamos. O Tomás (Araújo) e o Antonio (Silva) diziam: ‘Um, um’. E eu: ‘O quê?’. Mas depois vi todo mundo me dizendo para subir. Vi também o Mister, então subi, fui para a área e não sei… Não sei o que dizer. Momento louco. Houve um momento parecido contra o Porto, fiquei perto. Agora, consegui. Não sei o que dizer. Não estou habituado a marcar. Tenho 24 anos e é a primeira vez. Inacreditável”, disse Trubin, após marcar o gol heroico para o Benfica.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *