José Mourinho chegou ao Fenerbahçe com status de rei na Turquia, diante de milhares de torcedores no estádio Sükrü Saracoglu. Além disso, o “Special One”, como exposto pelo clube num telão gigante, assinou contrato até junho de 2026.
O jornal turco “Fanatik” afirma que o treinador receberá 10 milhões de euros (R$ 57 milhões) por temporada. Contudo, em maio, chegou a ser ventilado que o treinador teria ficado tentado com uma proposta colossal do mundo árabe.
– Normalmente um técnico é amado depois de vitórias; neste caso sinto que sou amado antes, mas isso para mim é uma grande responsabilidade, e prometo que a partir de agora, essa camisa é minha pele. Futebol é paixão, e não há lugar melhor para sentir isso. Quero trabalhar para o futebol turco e ajudar a melhorá-lo, mas o mais importante é o Fenerbahçe – declarou Mourinho.
Mourinho é apresentado como rei no Fenerbahçe (Photo by Yasin AKGUL AFP) (Photo by YASIN AKGULAFP via Getty Images)
Negociação e missão
O empresário do treinador, Jorge Mendes, e o diretor esportivo do Fenerbahçe, Mario Branco, intermediaram a negociação. Além disso, no clube turco, o Special One se encontrará com Dzeko, a quem ele treinou brevemente na Roma antes de o atacante bósnio se transferir para a Inter de Milão.
Mourinho chega ao futebol turco com a missão de tirar o Fenerbahçe de uma seca de 10 temporadas sem títulos nacionais. Aiás, o maior campeão da liga, com 28 títulos, três a mais que o Galatasaray, amargou o vice nas últimas três edições.
A Roma demitiu José Mourinho em janeiro, após o qual ele passou por um “período sabático”. Além disso, o Fenerbahçe será o décimo clube de Mourinho pela quinta liga diferente na Europa. Ele treinou em Portugal (Benfica, União Leiria e Porto), Inglaterra (Chelsea, Manchester United e Tottenham), Espanha (Real Madrid) e Itália (Inter de Milão e Roma).
Veja fotos de Mourinho no Fenerbahçe
Mourinho no Fenerbahçe (Photo by Yasin AKGUL AFP) (Photo by YASIN AKGULAFP via Getty Images)
Mourinho no Fenerbahçe (Photo by YASIN AKGULAFP via Getty Images)
Mourinho no Fenerbahçe (Photo by OZAN KOSE AFP) (Photo by OZAN KOSEAFP via Getty Images)