A crise no River Plate parece atingir também o técnico Marcelo Gallardo. Após a quarta derrota seguida no Monumental de Núñez, os jornais argentinos colocam o clássico diante do rival Boca Juniors, em La Bombonera, como fundamental para definir a permanência do treinador para 2026.

Gallardo já havia deixado encaminhada a renovação de contrato até 2029. Contudo, a troca de presidente e a péssima fase do time esfriaram as negociações. Na derrota em casa no último domingo para o Gimnasia La Plata, por 1 a 0, o comandante cancelou a coletiva pós-jogo, mesmo tenso sido poupado das críticas da torcida.
Afinal, os fãs do River protestaram ainda nas arquibancadas, principalmente após Borja, ex-Palmeiras e Grêmio, perder um pênalti aos 61 minutos do segundo tempo. Assim, eles pediram a saída “de todo mundo”. Com a má fase em campo, os Millonarios correm o risco de não jogarem a próxima Libertadores e, pela primeira vez, perdeu quatro partidas consecutivas no Monumental.
River corre o risco de não jogar a Libertadores em 2026
O River ocupa a modesta sexta colocação no Grupo B do Campeonato Argentino – os oito primeiros de cada chave avançam às oitavas de final. A classificação para a principal competição continental corre risco, afinal a equipe precisará passar por uma repescagem.
De acordo com os jornais locais, a permanência de Gallardo para a próxima temporada não está confirmada. O treinador é ídolo do clube e está em sua segunda passagem. A primeira ocorreu de 2014 a 2022, com dois títulos da Libertadores. A segunda começou no ano passado.
“Gallardo está num labirinto do qual não consegue escapar: o treinador está em crise e o seu futuro no River é incerto”, diz o título de uma longa matéria do jornal “Clarín”.
“Gallardo entrou em um labirinto do qual ainda não consegue escapar. Ele parece desorientado. E a sensação é de que se chegou a um ponto muito difícil para reverter a situação. A impressão é de que os jogadores não estão mais respondendo a ele, e os maus resultados estão se acumulando. O desempenho do River nos últimos dois meses apresenta alguns dos piores índices de sua história, e o time está mais fraco do que nunca nos últimos 12 anos”, aponta um dos trechos da reportagem.
Clássico de domingo pode selar saída de Gallardo
Já a “TyC Sports” seguiu a linha do “Clarín” e afirma ser difícil que o treinador siga à frente do River em caso de derrota para o Boca. O clássico ocorrerá no domingo, às 16h30 (de Brasília), na Bombonera, pelo Campeonato Argentino. Os Xeneizes lideram o Grupo A, com 23 pontos, enquanto os Millonarios têm 21, em sexto no Grupo B.
“Pela primeira vez, o futuro de Marcelo Gallardo como técnico do River Plate não parece depender exclusivamente dele. Os maus resultados e a possibilidade de terminar o ano sem classificação para a próxima Copa Libertadores colocaram Gallardo em uma posição precária”, aponta matéria da “TyC Sports”.
Você Também pode gostar
- Apesar da crise, River Plate renova contrato com o técnico Marcelo Gallardo
- River Plate perde a quarta seguida em casa, entra em crise e vê torcida pedir a saída de todo o time
- Libertad x River Plate: onde assistir ao vivo, horário e escalções
- Saiba porque o Real Madrid apresentou Mastantuono somente nesta quinta
- Joia do Real Madrid, Mastantuono tem multa rescisória de mais de R$ 6 bilhões
- River Plate pode pagar multa rescisória e contratar centroavante do Racing