Publicidade

A fase de grupos da Champions League vive momentos decisivos. Faltam apenas duas rodadas. Qual o balanço até aqui? Quem brilhou? E as decepções: quais foram?

Quatro clubes já garantiram vaga para as oitavas de final da Champions League com duas rodadas de antecedência: Liverpool, Ajax, Bayern de Munique e Juvetus. Do outro “lado”, Malmö, Besiktas e Leipzig não têm mais chances de classificação.

Galeria de Fotos

O clube alemão, por sinal, pode ser encarado como uma decepção. Esperava-se que o Leipzig fosse ser a ameaçava a PSG e Manchester City no Grupo A. Entretanto, largou com três derrotas e foi conquistar o único ponto nesta quarta-feira, contra o clube francês. Pouco. Agora, resta buscar a “consolação”: ir para a Liga Europa.

Publicidade

A campanha do Milan também tem um tom de frustração até aqui. O retorno à Champions League, após sete anos, não tem sido dos melhores. O clube italiano tem apenas um ponto e está em situação delicada no Grupo B.

Kessié Milan Champions League Milan, do cobiçado, Kessié, está em situação difícil | Foto: Marco Luzzani/Getty Images

O Atlético de Madrid ligou o sinal de alerta na chave. É o segundo colocado do Grupo B, com quatro pontos, um a menos do que o Porto, segundo colocado. O time de Simeone perdeu duas vezes para o Liverpool e empatou em casa com o time português. Sendo assim, entra pressionado e vai ter pela frente duas decisões.

Mais decepções na Champions League

Com apenas um ponto no Grupo D, o Shakhtar Donetsk faz uma campanha frustrante. Era considerado a principal ameaça a Real Madrid e à Inter de Milão. Levou de 5 do clube merengue, na Ucrânia. Está pressionado até para buscar vaga para Liga Europa.

Publicidade

Ainda sem vencer no Grupo G – são três pontos na conta -, o Sevilla também vem decepcionando na Champions League. O prognóstico inicial era equilíbrio para chave, o que se confirmou. Contudo, esperava-se mais protagonismo do time espanhol, lanterna da chave.

Empresário calcula o custo total para ter Haaland: 300 milhões de euros

O termo “decepcionante” talvez seja muito forte para PSG, Borussia Dortmund, Barcelona e Manchester United. De qualquer maneira, a campanha destes quatro times têm ressalvas.

O ‘meio-termo’ na Champions

Publicidade

O badalado PSG ainda não inspira confiança. A situação no Grupo A é confortável – está na segunda colocação. Entretanto, o desempenho em campo é irregular. Empatou com Brugge e Leipzig. A vitória sobre o clube alemão foi sofrida. O melhor momento foi o triunfo sobre o Manchester City. Vai reencontrar o rival inglês na próxima rodada, em duelo direto pela liderança.

Neymar Leipzig PSG Champions League O badalado PSG ainda não deslanchou | Foto: Uefa

O Dortmund viu o Ajax assumir o protagonismo do Grupo C e se classificar com antecedência. O clube holandês bateu o alemão duas vezes, incluindo com um 4 a 0. O Dortmund, assim, fica pressionado e tem uma final pela frente, contra o Sporting, em Portugal. Os dois times têm seis pontos. A vantagem é alemã no confronto direto.

Pogba quer reviver o passado e tem prioridade para 2022

Publicidade

O Barcelona reagiu e melhorou um pouco a imagem da largada da Champions League, quando perdeu por 3 a 0 para o Bayern de Munique e para o Benfica. As duas vitórias sobre o Dínamo de Kiev levaram o clube espanhol à vice-liderança do Grupo E. Contudo, o Barça continua em xeque. E tem uma “final” pela frente: enfrenta o clube português na próxima rodada. Garante vaga, se vencer.

Ansu Fati Barcelona Ansu Fati foi o herói do Barcelona | Foto: Uefa

O Manchester United é líder do Grupo F, graças a Cristiano Ronaldo. Entretanto, a pressão continua no clube inglês. A largada foi com derrota para o Young Boys. Depois, CR7 marcou no fim duas vezes e garantiu vitória sobre Villarreal e Atalanta. E também na reta final que ele empatou o outro duelo com o time italiano.

As surpresas

Embora tenha perdido para a Inter de Milão duas vezes, o Sheriff continua com o posto de surpresa da Champions League. O time da Moldávia venceu, em casa, o Shakhtar e  bateu o Real Madrid na Espanha. O Sheriff caiu para a terceira colocação, mas se mantém na briga pela classificação.

Fernando Costanza se destaca no Sheriff (Foto: Uefa)

Publicidade

O Salzburg também vai na linha de surpresa. O clube austríaco lidera o equilibrado Grupo G. Recheado de jogadores jovens, o Salzburg pode aparecer nas oitavas de final. Karim Adeyemi vem fazendo sucesso no mercado da bola.

O brilho na Champions League

O Liverpool deu prova de força no Grupo da Morte da Champions League. O clube inglês continua 100% – marcou 13 gols e sofreu cinco. O time de Jürgen Klopp faz um bom começo de temporada e vai mostrando que pode brigar pelo título.

Champions League Liverpool de Mané, Salah & Cia. é coisa séria (Foto: Uefa)

O Porto também merece destaque. Em que pese o 5 a 1 imposto pelo Liverpool, o clube português ganhou moral no grupo – venceu e empatou com Milan e empatou fora com Atlético de Madrid. A última rodada vai reservar uma decisão. Se vencer o time de Simeone, vai se classificar para o mata-mata.

Publicidade

Messi, CR7, Lewandowski, Neymar… os jogadores com mais hat-tricks na história da Champions League

O Ajax é mais uma campanha de respeito nesta Champions League. Quatro vitórias, 14 gols marcados e apenas dois sofridos. E um futebol bem interessante. O time holandês vai provando que pode ser protagonista no torneio.

Conte vira o segundo técnico mais bem pago no mundo: veja o Top 10

Publicidade

O Bayern de Munique entende de protagonismo. O clube alemão é outro 100% na Champions League. E uma máquina de fazer gols: são 17, sendo oito de Lewandowski, artilheiro desta edição.

A vitória sobre o atual campeão Chelsea é um ponto de destaque da Juventus. O reencontro na próxima rodada, na Inglaterra, será a prova de fogo do clube italiano.

Olho neles

Embora tenha perdido para a Juventus, o Chelsea largou muito bem na temporada. Lidera a Premier League e tem capacidade de ir muito longe na Champions.

Chelsea Champions League Chelsea defende o título | Foto: Uefa

Publicidade

O Manchester City, atual vice-campeão, também faz uma campanha consistente. A derrota para o PSG, na França, não impactou o time. Vai poder dar o troco na próxima rodada e já garantir o primeiro lugar.

O Real Madrid conta com a dupla Vinicius Júnior e Benzema para ir longe na Champions League. A derrota para o Sheriff, na Espanha, deu o que falar. Entretanto, o clube merengue logo voltou para os trilhos.

Comentários