A Rede Globo anunciou para domingo, às 16h(de Brasília), a transmissão da final da Copa do Mundo de 2002. A Seleção Brasileira conquistou naquela ocasião o pentacampeonato mundial derrotando a Alemanha por 2 a 0 no Estádio International de Yokohama, no Japão. Passados quase 18 anos, o planeta sofre com a pandemia do Coronavírus, que forçou inclusive a paralisação das competições de futebol em quase todos os países. Justamente por isso a emissora escolheu exibir a reprise no horário nobre do futebol aos domingos. E em uma ocasião especial: a Páscoa.
O curioso porém é que existe a expectativa de um novo clima de festa. Só que dessa vez com cada um assistindo ao confronto em sua própria casa. Porém, os torcedores, em redes sociais, se organizam para festejar a cada gol do Brasil. Como se não soubessem o resultado final.
– Estou vendo se vou conseguir um morteiro. Conseguindo, vou soltar. Será que teremos muitos fazendo isso – disse o motorista Álvaro Júnior, morador da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Mas o clima de festa não deverá ser só dos cariocas. Torcedores de vários estados do Brasil, como Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Pará estão combinando em redes sociais de gritarem e fazerem festa com fogos, porém, cada um de sua casa.
Uma Seleção Brasileira fantástica
Para muitos a Seleção Brasileira de 2002 foi uma das melhores de todos os tempos. Com certeza a última a representar o país de maneira digna do futebol cinco vezes campeão do mundo. E olha que o Brasil chegou desacreditado por conta do sufoco para se classificar nas Eliminatórias sul-americanas.
Luiz Felipe Scolari começou o ano de 2002 ainda sem um time definido. Tanto que em amistosos pelo Brasil trouxe garimpou nomes que seriam titulares como os volantes Gilberto Silva e Kléberson.
A aposta em Ronaldo, que passou quase todo o ciclo da Copa lesionado, também merecia desconfianças. O clima estava ainda pior porque parte da torcida insistia em Romário, que ficou de fora.
Uma campanha brilhante do Brasil
Se a estreia foi marcada pelas dificuldades a se bater a Turquia de virada por 2 a 1, com direito a uma ajudinha da arbitragem, que marcou pênalti inexistente no segundo gol do Brasil, a campanha foi exemplar. Na primeira fase ainda, as goleadas de 4 a 0 sobre a China e de 5 a 2 sobre a Costa Rica deram moral.
Nas oitavas de final um jogo muito complicado, mas triunfo de 2 a 0 sobre a Bélgica. As quartas de final reservaram um empolgante duelo com a Inglaterra. Virada de 2 a 1 com direito a golaço e expulsão de Ronaldinho Gaúcho.
O Brasil reencontrou a Turquia nas semifinais e ganhou de forma chorada: 1 a 0, com gol de Ronaldo.
O Fenômeno foi decisivo na grande decisão, anotando os dois gols, amos no segundo tempo. O primeiro aproveitando rebote em falha do goleiro Oliver Kahn. Já o tento que fechou o caixão alemão foi com um chute colocado, após passe com o corpo de Rivaldo. Na final de Ronaldo, o Brasil era pentacampeão. Vale fazer festa até hoje, mesmo com uma reprise na TV.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 X 0 ALEMANHA
Local: Estádio International de Yokohama, em Yokohama (Japão)
Data: 30 de junho de 2002 (Domingo)
Árbitro: Pierluigi Collina (Itália)
Assistentes: Leif Lundberg (Suécia) e Philip Sharp (Inglaterra)
Público: 69.029 presentes
Cartões amarelos: Roque Júnior (Brasil) e Miroslavo Klose (Alemanha)
Gols:
BRASIL: Ronaldo aos 22 e aos 34 minutos do 2º Tempo
BRASIL: Marcos, Roque Júnior, Lúcio e Edmilson, Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Ronaldinho Gaúcho (Juninho Paulista) e Roberto Carlos; Rivaldo e Ronaldo (Denilson)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
ALEMANHA: Oliver Kahn, Thomas Linke, Carsten Ramelow e Christoph Metzelder; Torsten Frings, Dietmar Hamann, Jens Jeremies (Gerald Asamoah), Marco Bode (Christian Ziege) e Bernd Schneider; Oliver Neuville e Miroslav Klose (Oliver Bierhoff)
Técnico: Rudi Völler
Leia também:
Você lembra quais foram os capitães do Brasil em todas as Copas?
Você Também pode gostar
- Brasil tem terceiro pior ataque entre as top-10 da Fifa em 2024
- Dorival vê evolução da Seleção Brasileira: ‘Trabalho vem melhorando’
- Seleção Brasileira tem bom retrospecto em Salvador
- Seleção sofre dois cortes e Dorival convoca substitutos
- Vanderson desfalca o Brasil em partida contra Uruguai
- Rodrygo e Militão sofrem lesões em partida do Real Madrid
Comentar