Publicidade

A Copa do Mundo da Rússia já tem forma. Vinte e três seleções estão garantidas no Mundial (há nove vagas em aberto). Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Lewandowski, Suárez, Cavani, Griezmann… a lista de craques que disputará a Copa é grande. Para aumentar a ansiedade e entrar no clima, veja as principais feras dos países que estarão na Copa. A ordem foi de acordo com a classificação de cada país.

A modesta Rússia

A anfitriã Rússia não tem um astro de renome internacional. Caberá ao atacante Fedor Smolov, de 27 anos e que atua pelo Krasnodar, o papel de principal atleta do time. Os russos decepcionaram na Copa das Confederações – eliminados na primeira fase, com uma vitória sobre Nova Zelândia e derrotas para Portugal e México.

Smolov será o cara da Rússia na Copa do Mundo | Foto: Alex Livesey – FIFA/FIFA via Getty Images

Neymar, craque da Copa do Mundo?

Neymar chegará à Copa do Mundo em outro patamar. A “sombra” de Messi ficou para trás. O atacante foi para o PSG na maior transação da história do futebol (R$ 821 milhões). O clube francês é mais uma etapa para se firmar entre os maiores do mundo. A Seleção de Tite também tem outros nomes badalados, como Marcelo, Daniel Alves, Phillipe Coutinho e Gabriel Jesus.

Neymar é um dos astros da Copa do Mundo | Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Tem Messi iraniano na Copa do Mundo

Publicidade

Sob o comando do técnico português Carlos Queiroz (já dirigiu o Real Madrid e a seleção portuguesa), o Irã irá disputar a Copa pela quinta vez. Sardar Azmoun, de apenas 22 anos e que atua no Rostov, da Rússia, e Mehdi Taremi, de 24 anos e que defende o Persepolis, time local, são os destaques do time. Azmoun já foi apelidado até de “Messi iraniano.”

يك لحظه غفلت …😞انشاءالله هيچ موقعه اينجورى نشه مرسى بابت همه ى حمايت ها♥️⚽️

Uma publicação compartilhada por IAmSardar (@sardar_azmoun) em

O experiente Japão

A seleção japonesa engata a sexta Copa do Mundo seguida. O time conta com nomes conhecidos, como Honda (defendeu o Milan e agora está no Pachuca, do México), Kagawa (Borussia Dortmund), Yoshida (Southampton) e Hasebe (Frankfurt).

Publicidade

Chicharito na Copa do Mundo

Javier Chicharito Hernández é o principal nome do México. O atacante ganhou projeção pelo Manchester United e também jogou pelo Real Madrid. Atualmente, defende o West Ham. Jonathan dos Santos, irmão de Giovani dos Santos e filho de brasileiro, também pode ser um rosto conhecido na Copa. Os mexicanos contam com o experiente goleiro Ochoa. O técnico é um velho conhecido da torcida do São Paulo: Juan Carlos Osorio.

Chicharito é o principal nome mexicano | Foto: Mike Hewitt – FIFA/FIFA via Getty Images

Outra chance para a geração belga

A geração belga pede passagem mais uma vez. O time que já foi badalado na Copa do Mundo de 2014 – caiu nas quartas de final para a Argentina – tentará confirmar a expectativa na Rússia. Lukaku, contratado pelo Manchester United por R$ 320 milhões, Hazard, do Chelsea, e De Bruyne, do Manchester City, são as principais feras do time.

Lukaku é mais um nome de destaque da geração belga | Foto: Divulgação

Figura carimbada na Copa do Mundo

Publicidade

A Coreia do Sul vem se tornando figura carimbada em Copa do Mundo. Será a nona edição consecutiva. O principal nome do time é Son Heung-min, do Tottenham, de 25 anos.

Arábia Saudita de volta

Após 12 anos – a última participação foi na Alemanha, em 2006, -, a Arábia Saudita volta à Copa do Mundo. Mohammad Al-Sahlawi, atacante do Al-Nassr, é o principal atleta do time.

Publicidade

A poderosa Alemanha

Lá vêm eles de novo… Os atuais campeões do mundo não estão para brincadeira. A Alemanha encerrou as Eliminatórias com 100% de aproveitamento. Thomas Müller, Khedira, Kroos, Özil, Draxler… a lista de feras é grande.

Artilheiro da Inglaterra

Publicidade

A Inglaterra garantiu classificação para a Copa de forma invicta, com oito vitórias e dois empates. O centroavante Harry Kane, do Tottenham, tem sido o principal nome do time. Sturridge, Sterling e Hart são outros destaques da seleção inglesa.

Olho na Espanha

Campeã mundial em 2010, a Espanha mantém grandes nomes no time, como Sergio Ramos, Piqué, Busquets e, sobretudo, Iniesta. Isco, do Real Madrid, vem ganhando espaço. O brasileiro naturalizado espanhol Thiago Alcântara é convocado com frequência.

Publicidade

Nigéria com toque de Inglaterra

A Nigéria conta com nomes conhecidos no Campeonato Inglês, como Wilfred Ndidi (Leicester), Victor Moses (Chelsea), Alex Iwobi (Arsenal), Kelechi Iheanacho (Leicester) e Ahmed Musa (Leicester). Obi Mikel, atualmente na China, continua como uma referência do time.

Costa Rica na Copa do Mundo

Publicidade

A Costa Rica garantiu a classificação para a Copa do Mundo com um gol aos 50 minutos do segundo tempo. O goleiro Keylor Navas, do Real Madrid, e o camisa 10 Bryan Ruiz, do Sporting, são os principais nomes do time. Será a quinta Copa da Costa Rica. Em 2014, a equipe deixou Itália e Inglaterra pelo caminho na fase de grupos e caiu nas quartas de final, eliminada pela Holanda nos pênaltis.

Faro de gol na Copa do Mundo

Depois de duas edições ausente, a Polônia carimbou vaga na Rússia. O destaque do time? Ele, claro. Lewandowski é o cara. O artilheiro do Bayern de Munique fez 16 gols em dez jogos das Eliminatórias.

Publicidade

Atacante do Liverpool lidera o Egito

Seis Copas depois, o Egito novamente disputará o Mundial – a última participação foi em 1990. A classificação foi alcançada com um gol aos 50 minutos. O autor, Mohamed Salah, atacante do Liverpool, é o principal nome do time.

Estreante em Copa do Mundo

A Copa da Rússia terá a estreante Islândia. A sensação da Eurocopa de 2016, quando chegou às quartas de final, surpreendeu de novo. Com pouco mais de 300 mil habitantes, é o menor país a disputar um Mundial. Halldórsson, Árnason, Bödvarsson, Hallfredsson, Gunnarsson, Bjarnason e Finnbogason lideram o time.

Sérvia volta à Copa do Mundo

Fora da Copa no Brasil, a Sérvia volta ao Mundial na Rússia. O principal nome do time é Nemanja Matic, volante do Manchester United. Os conhecidos Kolarov (Roma) e Ivanocic (Zenit) são referências do time.

A talentosa França

A França vai à Rússia cercada de expectativas e de nomes de impacto no cenário mundial. Antoine Griezmann, atacante do Atlético de Madrid, ficou em terceiro lugar na escolha do melhor do mundo, atrás de Messi e Cristiano Ronaldo. A seleção francesa conta também com Mbappé, Giroud, Matuidi e Pogba.

O melhor do mundo

Siiimmmmm… Cristiano Ronaldo poderá soltar tal grito também na Copa do Mundo. O craque do Real Madrid liderou Portugal. Ele é o cara do time, claro, mas tem nomes interessados ao lado, como André Silva e Bernado Silva.

Messi estará lá também

Foi com uma boa dose de emoção e drama. Messi acabou com o risco de ficar fora da Copa do Mundo da melhor forma: três gols no jogo derradeiro com o Equador. A Argentina carimbou passaporte para a Rússia. Além de Messi, os hermanos têm à disposição nomes como Di María, Dybala e Agüero.

Feras da Colômbia

Responsável por um dos gols mais bonitos da Copa de 2014, James Rodríguez também estará na Rússia. É o principal nome da Colômbia, que ainda conta com Falcao García e Cuadrado.

Dupla de peso da Celeste

A lista de artilheiros para a Copa tem dois nomes obrigatórios: Cavani e Suárez. A dupla uruguaia lidera o time de Óscar Tabárez, além praticamente representar certeza de gols.

Mais uma estreante em Copa do Mundo

Assim como a Islândia, o Panamá também vai estrear em Copa do Mundo na Rússia. O time deixou os Estados Unidos no caminho e garantiu uma classificação histórica. O capitão Román Torres, com um gol aos 42 minutos na vitória sobre a Costa Rica, foi o herói panamenho. O atacante Gabriel Torres, que atua pelo Lausanne, da Suíça, é um dos principais atletas da equipe.