Publicidade

Está chegando a hora de virar a página 2021 e apontar para 2022. O momento é de reflexões e retrospectivas. No quesito decepção, dá para apontar várias em 2021 no futebol mundial, entre clubes, técnicos e jogadores.

No caso do futebol europeu, em que pese que agora é meio de temporada por lá, 2021 não foi muito legal para muitos clubes e jogadores. Neste contexto, dá para apontar o PSG na lista de decepções.

Galeria de Fotos

O Paris Saint-Germain viu a hegemonia ser quebrada na França. O título da temporada 2020/2021 foi do Lille. Além disso, o PSG do badalado trio Messi, Neymar e Mbappé ainda não emplacou como se imaginava – avançou em segundo lugar na Champions League.

Relacionadas

Philippe Coutinho
De Ligt Juventus

Publicidade

A queda da Juventus foi maior. Após nove títulos italianos consecutivos, a Juve caiu no torneio nacional. Ainda houve despedida de Cristiano Ronaldo e uma reconstrução mais difícil do que se pensava. A Juventus é a quinta colocada na Itália, a 12 pontos da líder Inter de Milão.

Decepções de 2021

O Barcelona é mais um clube que decepcionou. A última La Liga escapou na reta final da temporada. O baque maior foi o adeus de Messi. Na temporada atual, já houve troca de técnica e eliminação na fase de grupos da Champions League.

Xavi Barcelona Xavi tenta arrumar o Barcelona | Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

O Borussia Dortmund aumenta a lista. A queda na fase de grupos da Champions foi um duro golpe, além de não conseguir desbancar o Bayern de Munique na Alemanha.

Publicidade

Ancelotti revela segredo da evolução de Vinicius Júnior no Real Madrid

O Benfica, apesar da classificação na Champions League, tem um 2021 não tão agradável. O clube português ainda está em branco no retorno do técnico Jorge Jesus. Por falar no técnico, ele entra na lista.

PSG não facilita vida da Juventus e rejeita trocar Icardi por brasileiro

Publicidade

Jesus retornou ao Benfica cercado de expectativa. Entretanto, não levou o time aos títulos e convive com muita pressão. O Flamengo tem interesse no retorno do Mister.

Mais decepções

Esperava-se mais do Tottenham em 2021. Depois de um bom momento com Mourinho, o time caiu de produção e demitiu o técnico português. Terminou a última Premier League em sétimo. Na temporada atual, já trocou de treinador e vai se recuperando na Inglaterra.

Buffon aponta efeito colateral de Cristiano Ronaldo na Juventus

Publicidade

José Mourinho é um personagem marcante de 2021. Além de amargar a demissão no Tottenham, ele vem com altos e baixos à frente da Roma, sexta colocada do Italiano. Mourinho levou de 6 a 1 do Bodo/Glimt pela Conference League.

Mourinho Roma Mourinho alterna altos e baixos na Roma | Foto: Paolo Bruno/Getty Images

A legião brasileira do Shakhtar Donetsk não teve um bom 2021. O Dínamo de Kiev conquistou o título da temporada passada. O Shakhtar caiu na fase de grupos da atual Champions League sem vencer nem sequer um joguinho.

Guardiola reclama do calendário e sugere greve de jogadores e técnicos

Publicidade

A decepção brasileira em 2021 foi o Grêmio. O Tricolor Gaúcho acabou rebaixado no Campeonato Brasileiro, apesar de um elenco com nomes como Douglas Costa, Diego Souza, Rafinha, entre outros.

Que apetite! Barcelona quer fazer uma limpa no Manchester City

Além de Jesus e Mourinho, mais um técnico na lista das decepções foi Ole Gunnar Solskjaer. Ele recebeu Cristiano Ronaldo, Varane e Jadon Sancho. Entretanto, o Manchester United não emplacou. Foi demitido.

Jogadores em baixa em 2021

Publicidade

A lista de jogadores que decepcionaram em 2021 tem nomes de peso. Hazard amarga mais um ano sem emplacar com a camisa do Real Madrid. O craque belga não deslancha na Espanha.

Hazard Real Madrid Hazard continua em baixa no Real Madrid | Foto: Aitor Alcalde/Getty Images

Bale retornou ao Real Madrid, mas sofre com lesões e falta de sequência. Além disso, teve um empréstimo atribulado no Tottenham. Convive com críticas há algum tempo.

Rival espanhol entra na briga com Barcelona por Cavani

Publicidade

Philippe Coutinho é mais um nome de peso da lista. O meia-atacante brasileiro não consegue emplacar com a camisa do Barcelona. O clube espanhol deseja negociá-lo em janeiro.

O astro que Beckham está de olho para levar para MLS

Arthur também deve movimentar o mercado da bola em breve. Ele quer sair da Juventus. O volante perdeu espaço com Allegri e não retomou o bom futebol na Itália.

Publicidade

A Juventus quis usar Arthur como moeda de troca por Icardi, do PSG. Por sinal, o centroavante argentino faz parte da lista. Não brilhou em 2021, virou coadjuvante de vez na França e ainda enfrentou problemas conjugais.

Ano para esquecer para alguns

Principal nome do Arsenal, Aubameyang encarou um 2021 de críticas e agora de desgaste com Arsenal. O atacante foi punido por indisciplina e vive momento complicado no clube inglês.

Já o 2021 de Harry Kane ficou marcado pela vontade de sair do Tottenham, que não se concretizou. O episódio abalou a relação com a torcida. Na atual temporada, Kane tem apenas dois gols em 14 jogos de Premier League.

Um nome que chegou à Premier League em 2021 e engrossa a lista de decepções é Saúl Níguez. Ele já havia perdido espaço no Atlético de Madrid e foi emprestado ao Chelsea. Não emplacou ainda.

Já James Rodríguez deixou a Premier League em 2021. Ele conviveu com críticas no Everton. Sem mercado na Europa, foi para o Al-Rayyan, do Catar.

Comentários