Publicidade

O Brasil ganhou a Copa do Mundo no ano de 1958 (Arquivo Fifa) O Brasil ganhou a Copa do Mundo no ano de 1958 (Arquivo Fifa)

A não classificação da Itália para a Copa do Mundo de 2018 pode ser considerada uma novidade. A última vez que a Azzurra não disputou uma edição foi no ano de 1958. Naquela ocasião, o país enfrentou alguns problemas políticos com a Fifa e boicotou a disputa das Eliminatórias, ficando atrás da Irlanda do Norte em um grupo que tinha ainda Portugal. Pegando carona na comoção que se tornou a eliminação italiana, o MQJ relembra como era o mundo no ano de 1958.

No esporte o Brasil foi o grande campeão da Copa do Mundo de 1958, apresentando ao planeta a genial dupla composta por Pelé e Garrincha. O time era realmente fantástico, contando com outros grandes nomes como Nilton Santos, Gilmar, Didi e Zagallo.

Publicidade

Nos estaduais, o Vasco conquistou o título carioca, enquanto que o Santos foi campeão paulista. No Mineiro a taça ficou com o Atlético. Já o Grêmio erguia a taça no Gaúchão. Sem competições nacionais, o Rio-São Paulo era o torneio da moda na época e o Vasco foi o campeão no ano de 1958.

Mike Hawthorn tornou-se o primeiro britânico a vencer o Campeonato Mundial de Fórmula 1. Já o basquete vê o nascimento do maior ídolo do esporte no Brasil: Oscar.

Juscelino Kubitschek era o presidente do Brasil no ano de 1958 (Arquivo Pessoal) Juscelino Kubitschek era o presidente do Brasil no ano de 1958 (Arquivo Pessoal)

Na política, o Brasil era presidido por Juscelino Kubitschek, que naquele ano via ser inaugurado o Palácio da Alvorada, em Brasília, residência oficial dos presidentes brasileiros.

Publicidade

O Brasil sofria muito com a inflação galopante. O ministro da Fazenda Lucas Lopes, inclusive, se viu obrigado a implementar o Plano de Estabilização Monetária (PEM) para atender a exigências do FMI, que cedeu empréstimo de 300 milhões de dólares ao país.

Nascimento de estrelas da música marcaram o ano de 1958

Em especial a música teve um ano histórico, embora as pessoas que viviam naquela época jamais poderiam imaginar. Madonna e Michael Jackson, dois dos principais nomes do pop internacional, nasceram. Os pais de Prince também geraram o cantor e dançarino neste mesmo ano. A música inglesa acompanhava o nascimento de Bruce Dickinson. Na Itália nascia Andrea Bocelli.

Olha as estrelas que nasceram no ano de 1958 (Reprodução) Olha as estrelas que nasceram no ano de 1958 (Reprodução)

A música brasileira também conviveu com o nascimento muito importante. Trata-se de Cazuza, um dos maiores poetas e compositores brasileiros, que morreu na década de 80 vítima de complicações do vírus da Aids.

Publicidade

Ano de 1958 teve avanços tecnológicos. No dia 29 de julho daquele ano a Nasa era fundada em Washington. Até hoje a agência do Governo Federal dos Estados Unidos dita as regras mundiais sobre assuntos envolvendo astronomia e tecnologia de ponta no ramo espacial. Além disso, esta mesmo tecnologia favorece vários outros ramos, que vão desde a medicina até mesmo ao mercado de colchões.

O ano, inclusive, foi rico em avanços. O submarino nuclear USS Nautilus é o primeiro submarino a atravessar o Pólo Norte sob a água.

Febre entre os jovens e as crianças hoje em dia, os jogos eletrônicos tiveram em 1958 um marco zero. Neste ano foi lançado o primeiro produto do gênero, o Tennis for Two, que simulava uma partida de tênis.

Publicidade

LEIA MAIS

Gol que é bom… Qual time ficou mais jogos sem marcar no Brasileiro? Veja a lista
As contas do Brasileirão: título, G-7 e degola; veja as chances do seu time

Flamengo coleciona derrotas fora de casa e está perto do Z-4 como visitante
Ausência da Itália ‘garante’ o Brasil como campeão da Copa do Mundo de 2018
Em noite de Thiago Neves, Cruzeiro volta ao topo do returno do Brasileirão
Mais que um jogo: Grêmio realiza sonho de torcedor com câncer em estágio terminal
#DateRuim: quando as coisas dão errado no esporte
Fred supera Zico na lista de artilheiros do Campeonato Brasileiro; Veja o Top 10