Publicidade

Corinthians campeão brasileiro de 2017... mas nem todos (Foto: site Corinthians) Série A 2018 do Brasileirão terá 15 clubes já campeões (Foto: site Corinthians)

A temporada 2018 começa quase simultaneamente ao novo ano, deixando os torcedores ansiosos. Com o mercado agitado, a elite do futebol brasileiro vai se preparando para a maratona de jogos. Para muitos, especialmente para os grandes, os estaduais servem de laboratório para o Brasileirão.

E a disputa pelo título nacional promete ser bem acirrada este ano.

Publicidade

Na Série A, nada menos que 15 clubes já foram campeões, a começar pelo Corinthians, que em 2017 conquistou seu sétimo título brasileiro. Na verdade, todos os paulistas que estarão na disputa foram campeões anteriormente. Como o Palmeiras, por exemplo, que soma nove títulos se somarmos os conquistados deste a Taça Brasil.

Leia mais:

Jornal divulga metas de Cristiano Ronaldo para a temporada
Superataque e três brasileiros na seleção mundial de 2017. Veja!
Quem vingou? Como andam os destaques do último título do Flamengo na Copinha
Arsène Wenger supera Ferguson e vira recordista na Premier League

Flamengo inicia 2018 com ano velho ‘nas costas’ e pendências a resolver

Publicidade

Também todos os cariocas que estarão na disputa em 2018 têm pelo menos um título brasileiro escrito em sua história. Para completar, o Brasileirão terá ainda campeões do Sul e do Nordeste do país.

Os 15 da Série A
Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Internacional, Grêmio, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Atlético Paranaense, Bahia e Sport.

América Mineiro, campeão da Série B 2017 (Foto: Divulgação) América Mineiro, campeão da Série B 2017 (Foto: Divulgação)

Outros 9 campeões da Série B estarão em campo na versão 2018 da competição. O rebaixamento do Atlético Goianiense e do Coritiba reforçou essa lista, da mesma forma que o acesso do Sampaio Corrêa.

Publicidade

Os 9 da Série B
Coritiba, Londrina, Juventude, Criciúma, Guarani, Sampaio Corrêa, Atlético Goianiense, Goiás e Paysandu.

Séries C e D

No caso da Série C, Santa Cruz e ABC, rebaixados, se juntam a Bragantino, Joinville e Remo. Todos esses já conquistaram a Terceira Divisão brasileira pelo menos uma vez em sua história. Assim, no total, estarão na disputa da Série C cinco clubes.

Fechando a conta, o único campeão da Série D que disputará a temporada 2018 da Quarta Divisão será o São Raimundo.