Jorge Sampaoli tem motivos para comemorar. Embora ninguém questione suas qualidades, demorou até conquistar seu primeiro título em solo brasileiro. Merecidamente campeão estadual pelo Atlético Mineiro, Sampaoli entra para uma lista de técnicos estrangeiros campeões no país. O MAIS QUE UM JOGO aproveita o feito do argentino e relembra os técnicos estrangeiros que faturaram títulos nacionais nos últimos 50 anos. Confira!
FLEITAS SOLICH
Dirigiu o Flamengo e o Bahia. Foi tricampeão carioca pelo Rubro-Negro (1953 a 1955), além da conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1961. Nos últimos 50 anos, entra na lista com o bicampeonato baiano, pelo Bahia, em 1970 e 1971.
JUAN CELLY
Se achou no Nordeste esse argentino que começou a carreira no Sport, em 1953, como meio de campo. Seu títulos como treinador são os sergipanos de 1964, 1982 e 1984, pelo Sergipe. Sergipanos de 1973, 78,79 e 1980, pelo Itabaiana, além de 1965 e 1990, à frente do Confiança.
ARMANDO RENGANESCHI
Dirigiu vários clubes pelo país, com destaque no entanto para o título estadual com o Flamengo, em 1965, mas também pelo Coritiba, no paranaense de 1974.
JOSÉ POY
Entre os feitos desse argentino, dois vice-campeonatos brasileiros, em 1971 e 1973. Sempre pelo São Paulo, ficou em segundo também na Libertadores, em 1974. No entanto, ganhou título sim: Paulista de 1975.
WALTER OLIVERA
Era chamado de índio. Uruguaio, logo depois que encerrou a carreira como jogador, em 1985, assumiu o time do Atlético Mineiro. Na verdade, ele havia iniciado a temporada ainda como jogador. O resultado: campeão mineiro de 1985, como jogador e treinador.
SÉRGIO RAMIREZ
Uruguaio, defendeu o Flamengo na década de 1970. Como treinador, no entanto, trabalhou no Paraná e em Santa Catarina, onde conquistou o primeiro título estadual à frente do Criciúma, em 1993. Também conquistou a Copa Norte, em 1998, pelo Sampaio Correa.
Lei também
Acordo entre Lionel Messi e Barcelona “condenado”. Entenda!
Quais times mais ganharam títulos no século?
DARÍO PEREYRA
Depois de boa carreira como jogador em clubes como o São Paulo, tornou-se treinador. Seu único título no Brasil nesse cargo foi no Atlético Mineiro, em 1999. Mas conquistou seu estadual.
DIEGO AGUIRRE
Se aposentou como jogador no fim da década de 1980. Entretanto, só em 2015 assumiu o time do Internacional, onde havia jogado entre 1988 e 1989. Foi campão gaúcho logo de cara como treinador e fez boa campanha na Libertadores. Trabalhou também no São Paulo e no Atlético Mineiro, mas não conquistou títulos nessas oportunidades.
JORGE JESUS
Chegou com certa expectativa, embora tenha feito história no futebol brasileiro com apenas seis meses de Flamengo. Conquistou numa leva só a Libertadores e o título Brasileiro. Veio, viu e venceu, mas voltou para a terrinha, onde dirige agora o Benfica.
JORGE SAMPAOLI
Sampaoli se tornou o 10º técnico argentino campeão no Brasil. No entanto, essa foi a primeira vez que conquistou um título no futebol brasileiro, embora tenha feito boa passagem pelo Santos no ano passado. Chegou ao Atlético Mineiro neste ano e se adaptou muito bem.
Você Também pode gostar
- Clubes brasileiros são indicados ao prêmio de melhor time do mundo
- ‘Meu rival venceu’: os memes do título do Flamengo sobre o Atlético-MG
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Jorge Jesus critica ausência de brasileiro em convocação de Dorival
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Jorge Jesus bate recorde na volta de Neymar ao futebol