Publicidade

A primeira missão de um zagueiro é parar os atacantes e evitar gols. Mas muitos deles têm “dupla função”. Eles são os zagueiros-artilheiros. Réver, por exemplo, marcou duas vezes na goleada do Flamengo sobre o Bahia. Ele empatou com Júnior Baiano no topo da artilharia dos zagueiros no Campeonato Brasileiro, com 29 gols. Ao todo, Réver soma 42 gols na carreira, de acordo com site “O Gol”.

Confira outros zagueiros-artilheiros do futebol brasileiro e também da Europa.

Juan

Técnico, Juan se destacou desde cedo pelo Flamengo. Ele disputou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira e também fez sucesso no Bayer Leverkusen e Roma. Ao todo, soma 72 gols na carreira, segundo o site “O Gol”.

Juan é exemplo de zagueiro-artilheiro | Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O canhão Célio Silva

Publicidade

A potência no chute rendeu o apelido de Canhão. O zagueiro Célio Silva fez sucesso em clubes como Internacional, autor do gol do título da Copa do Brasil de 1992, e pelo Corinthians, pelo qual fez 19 gols.

Célio Silva fez o gol do título do Inter da Copa do Brasil de 1992 | Foto: Divulgação

Jorge Luiz

Outro zagueiro que se notabilizou com gols de falta foi Jorge Luiz. Ele, porém, não usava tanto a força quanto Célio Silva. Ele defendeu Vasco, Flamengo, Corinthians, entre outros.

Júnior Baiano

Zagueiro técnico e alto (1,96m), Júnior Baiano se saía bem no ataque. Pelo Flamengo, por exemplo, ele marcou 33 gols. Ele também defendeu Vasco, Palmeiras, São Paulo, entre outros, e Seleção Brasileira.

Leonardo Silva

Publicidade

A altura e tempo de bola são armas do zagueiro-artilheiro Leonardo Silva no ataque. Ele fez história pelo Atlético-MG: marcou na final da Libertadores de 2013, na qual o Galo foi campeão. Ele soma 38 gols na carreira, de acordo com “O Gol”.

Leonardo Silva já fez gol em final de Libertadores | Foto: Bruno Cantini / Atlético

Fernando Hierro

Craque espanhol, Fernando Hierro também se notabilizou por fazer gols. Ele fez história com a camisa do Real Madrid, além de ter atuado pelo Valladolid, Bolton e Al-Rayyan. Ao todo, fez 163 gols (sendo 127 pelo Real) na carreira.

Sergio Ramos

Em 13 temporadas pelo Real Madrid, Sergio Ramos também brilhou no ataque, inclusive com gols marcantes, como na final da Liga dos Campeões 2013-2014. Ao todo, ele soma 85 gols na carreira. Imagine Hierro e Ramos juntos. Uma dupla e tanto de zagueiros-artilheiros.

Mihajlovic

Publicidade

Outro zagueiro que costuma balançar as redes era o sérvio Sinisa Mihajlovic, que fez carreira na Itália, em clubes como Inter de Milão, Roma, Sampdoria e Lazio. Mihajlovic batia muito bem na bola, marcando gols de falta. Ao todo, foram 62 gols.

Diego Godín

O zagueiro uruguaio é sempre um perigo na bola aérea. Assim, Diego Godín costuma ajudar o Atlético de Madrid no ataque. Na carreira, o defensor tem 42 gols.