A primeira missão de um zagueiro é parar os atacantes e evitar gols. Mas muitos deles têm “dupla função”. Eles são os zagueiros-artilheiros. Réver, por exemplo, marcou duas vezes na goleada do Flamengo sobre o Bahia. Ele empatou com Júnior Baiano no topo da artilharia dos zagueiros no Campeonato Brasileiro, com 29 gols. Ao todo, Réver soma 42 gols na carreira, de acordo com site “O Gol”.
Confira outros zagueiros-artilheiros do futebol brasileiro e também da Europa.
Juan
Técnico, Juan se destacou desde cedo pelo Flamengo. Ele disputou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira e também fez sucesso no Bayer Leverkusen e Roma. Ao todo, soma 72 gols na carreira, segundo o site “O Gol”.
O canhão Célio Silva
A potência no chute rendeu o apelido de Canhão. O zagueiro Célio Silva fez sucesso em clubes como Internacional, autor do gol do título da Copa do Brasil de 1992, e pelo Corinthians, pelo qual fez 19 gols.
Jorge Luiz
Outro zagueiro que se notabilizou com gols de falta foi Jorge Luiz. Ele, porém, não usava tanto a força quanto Célio Silva. Ele defendeu Vasco, Flamengo, Corinthians, entre outros.
Júnior Baiano
Zagueiro técnico e alto (1,96m), Júnior Baiano se saía bem no ataque. Pelo Flamengo, por exemplo, ele marcou 33 gols. Ele também defendeu Vasco, Palmeiras, São Paulo, entre outros, e Seleção Brasileira.
Leonardo Silva
A altura e tempo de bola são armas do zagueiro-artilheiro Leonardo Silva no ataque. Ele fez história pelo Atlético-MG: marcou na final da Libertadores de 2013, na qual o Galo foi campeão. Ele soma 38 gols na carreira, de acordo com “O Gol”.
Fernando Hierro
Craque espanhol, Fernando Hierro também se notabilizou por fazer gols. Ele fez história com a camisa do Real Madrid, além de ter atuado pelo Valladolid, Bolton e Al-Rayyan. Ao todo, fez 163 gols (sendo 127 pelo Real) na carreira.
Sergio Ramos
Em 13 temporadas pelo Real Madrid, Sergio Ramos também brilhou no ataque, inclusive com gols marcantes, como na final da Liga dos Campeões 2013-2014. Ao todo, ele soma 85 gols na carreira. Imagine Hierro e Ramos juntos. Uma dupla e tanto de zagueiros-artilheiros.
Mihajlovic
Outro zagueiro que costuma balançar as redes era o sérvio Sinisa Mihajlovic, que fez carreira na Itália, em clubes como Inter de Milão, Roma, Sampdoria e Lazio. Mihajlovic batia muito bem na bola, marcando gols de falta. Ao todo, foram 62 gols.
Diego Godín
O zagueiro uruguaio é sempre um perigo na bola aérea. Assim, Diego Godín costuma ajudar o Atlético de Madrid no ataque. Na carreira, o defensor tem 42 gols.
Você Também pode gostar
- Sergio Ramos cava retorno, mas Real Madrid diz não
- Klopp dispara sobre Sérgio Ramos: ‘É realmente um cara legal?’
- Boca Juniors mira contratação de Sérgio Ramos
- Sergio Ramos vê possibilidade ‘alternativa’ no horizonte
- Pode pintar no Brasileirão! Veja os jogadores que ainda estão sem contrato
- Messi revela nome do jogador ‘mais irritante’ que já enfrentou