O dia seria de empate, mas em um futuro próximo se converteria em uma grande derrota para a Portuguesa. No dia 8 de dezembro de 2013, a Lusa empatava por 0 a 0 com o Grêmio, fechando o Campeonato Brasileiro na 12ª posição. No entanto, a escalação irregular de Héverton (que entrou em campo suspenso) tirou quatro pontos da equipe no STJD. Foi o início da derrocada de um dos mais tradicionais clubes do país e marcou um rebaixamento fatídico.
É neste cenário que a Portuguesa chega ao seu centenário, nesta sexta-feira (14), embora ainda lute para sobreviver. O MAIS QUE UM JOGO recupera a memória daquele ano histórico para a Lusa, mas também para todo o futebol brasileiro. Confira os jogadores da Lusa de 2013 e onde eles estão atualmente.
Lauro
Em 2013, Lauro estava na meta da equipe titular da Portuguesa (que atualmente não tem divisão e, em 2019, disputará a Série A2). Continua em atividade, no entanto, sem clube atualmente.
Luis Ricardo
Lateral direito, continua em atividade e foi anunciado recentemente como reforço do Juventude, em Caxias do Sul.
Lima
Lima também continua na ativa, vestindo atualmente a camisa do América-MG.
Valdomiro
Completava a zaga da Lusa. Aposentado, pendurou as chuteiras em 2017, no Anápolis, de Goiás. Investiu na carreira de empresário do ramo de futebol.
Rogério
Era o lateral esquerdo da Portuguesa em 2013. Aos 36 anos, defendo o Uberlândia, atuando como zagueiro.
Ferdinando
Aos 40 anos, continua em atividade. Seu clube recente é o Rio Claro na disputa do Paulista Série A-2.
Corrêa
Volante, ainda não se aposentou, pelo menos não oficialmente. Defendeu o Ituano no ano passado, mas não consta no elenco deste ano. Tem 39 anos.
Moisés
Ficou na Portuguesa até 2014, mas rodou pelo exterior antes de voltar ao Brasil e sagrar-se campeão brasileiro pelo Palmeiras em 2018. Aos 32 anos, joga no Shandong Luneng, da China.
Wanderson
Atua na Bulgária, onde se naturalizou. Seu time é o Ludogorets Razgrad. Atua como meia, mas com características de atacante.
Diogo
Ainda em atividade, joga no futebol da Malásia, pelo Johor Darul Ta’zim. Tem 33 anos.
Henrique Dourado
Ele mesmo, que depois viria a ser chamado de “Ceifador” em grande fase no Fluminense e no Flamengo. Aos 30 anos, jogador no futebol chinês, onde defende o Henan Jianye.
Carlos Alberto
Entrou no jogo no lugar de Luis Ricardo. Tem 32 anos e atua no Caxias do Sul.
Willian Arão
Bem conhecido. Esteve no elenco e entrou em campo no jogo que rebaixou a Portuguesa, no lugar de Diogo. É titular do time do Flamengo.
Héverton
Foi o pivô do rebaixamento da Portuguesa, mas entrou no decorrer da partida, no lugar de Wanderson. Jogou ainda no Paysandu e no Caxias, no entanto, largou o futebol aos 30 anos, dizendo desgostoso com a profissão. Já “aposentado”, se tornou dono de uma padaria, mas foi acusado de furto e estelionato pelos sócios.
Guto Ferreira
Técnico da Portuguesa em 2013, comanda atualmente o Ceará na Série A do Brasileirão.
Você Também pode gostar
- Esquentou a briga! Veja as probabilidades de título do Campeonato Brasileiro 2024
- Vasco se “mete” na briga para a próxima Libertadores – veja as chances
- Flamengo fora da briga pelo Brasileirão? As contas do Rubro-Negro para tentar ser campeão
- Quando o Botafogo poderá ser campeão do Brasileirão?
- Brasileirão: as pedras no caminho de Abel no Palmeiras rumo ao título
- Brasileirão de volta: quem tem o caminho mais difícil na reta final