A fé faz parte do futebol e é uma “companheira” de muitos torcedores. Clubes também têm padroeiros. Devoção e promessas estão no dia a dia das torcidas, assim como os milagres do mundo da bola. No Dia de Todos os Santos, o Mais Que Um Jogo relembra grandes milagres no futebol.
LEIA MAIS! O pai está off: Neymar tem lesão confirmada e desfalca o PSG
E tem milagres de tudo quanto é gosto no futebol: arrancada improvável para escapar do rebaixamento, virada que garantiu título, batalha épica, jogos históricos de Champions League e muito mais.
Relembra dez milagres no futebol
Botafogo campeão carioca de 1968
O título do Fogão teve um toque de milagre. Na ocasião, o Flamengo era considerado campeão da Taça Guanabara, pois iria enfrentar o Bonsucesso, em jogo atrasado. Mas o clube da Zona Norte venceu o Rubro-Negro. Desta forma, como Botafogo e Flamengo estavam empatados, houve a necessidade de um jogo extra entre os dois. O Fogão venceu e abriu caminho rumo ao título estadual.
Milagre na Champions League
Em 1999, o Manchester United precisava de um milagre na final da Champions League. O Bayern de Munique vencia o jogo por 1 a 0 até os 46 minutos do segundo tempo. Foi a partir daí que o improvável aconteceu. O clube inglês não só empatou, como chegou à virada. Teddy Sherinhgam marcou aos 46 e Solskjaer, hoje técnico do United, fez aos 48!
Virada do Vasco na Mercosul
Um milagre também conhecido como “A virada do século”. Na decisão da Copa Mercosul de 2000, o Vasco foi para o intervalo perdendo para o Palmeiras por 3 a 0, no Parque Antártica. Sob o comando de Joel Santana, o Gigante da Colina conseguiu o improvável na etapa final. Juninho Paulista fez um gol e Romário brilhou com três gols (o do título aos 48 minutos do segundo tempo), virando o jogo e garantindo a conquista para o Vasco.
Flamengo e um dos milagres no futebol brasileiro
Joel Santana também participou de um milagre pelo Flamengo, mas num contexto diferente. Em 2005, o Rubro-Negro estava afundado na zona de rebaixamento do Brasileiro. O risco de queda era muito grande. Joel assumiu o Fla a nove rodadas para o fim e comandou uma arrancada – foram seis vitórias e três empates -, livrando o Flamengo da degola.
A Batalha dos Aflitos
Este jogo ganhou contornos épicos. E também pode ser interpretado como um dos maiores milagres no futebol! Afinal, o Grêmio teve quatro jogadores expulsos e ainda um pênalti contra. Galatto defendeu a cobrança. O Tricolor segurou o Náutico e ainda viu o jovem Anderson fazer o gol da vitória: 1 a 0. Título gremista da Série B numa épica e milagrosa Batalha dos Aflitos.
Fluminense contraria a matemática
Um milagre que contrariou a lógica. Em 2009, o Fluminense tinha 99% de chances de ser rebaixado, nos cálculos de matemáticos. O Tricolor, então, tratou de desafiar os números e mostrou a faceta de Time de Guerreiros. Sem falar na bênção de João de Deus, é claro. O Flu emplacou uma sequência de 11 jogos de invencibilidade e se livrou da degola na última rodada, no empate com Coritiba, por 1 a 1, no Couto Pereira.
Milagre no Maracanã
O mata-mata é o palco perfeito para milagres. Em 2014, o América-RN buscou uma classificação improvável na Copa do Brasil. No jogo de ida, perdeu para o Fluminense por 3 a 0. No Maracanã, foi para o intervalo perdendo por 2 a 1. Ou seja, precisava de quatro gols na etapa final. E conseguiu! O gol da classificação foi marcado por Rodrigo Pimpão.
Um dos maiores milagres no futebol inglês
A Premier League presenciou um milagre e tanto em 2016. O Leicester desbancou os gigantes favoritos e foi campeão. No ano anterior, o time lutou para evitar o rebaixamento. Além disso, um elenco pouco badalado também fez com que muitos não apostassem no clube, mesmo quando dava sinais de que brigaria pelo título. E, na 36ª rodada, ou seja, por antecipação, o Leicester ganhou a Premier League.
Milagre na Série C
Em 2016, na semifinal da Série C contra o ABC, o Guarani perdeu o jogo de ida, em Natal, por 4 a 0. O Bugre precisava de um verdadeiro milagre. E ele veio. Em Campinas, o Guarani goleou por 6 a 0, com um hat-trick do experiente Fumagalli.
Reação do Barcelona na lista dos milagres no futebol europeu
Foi uma façanha e tanto, com jeito de milagre. O Barcelona perdeu o jogo de ida das oitavas de final da Champions League, edição 2016/2017, por 4 a 0. Ou seja, precisava de uma virada histórica sobre o Paris Saint-Germain. E conseguiu, com emoção de sobra. Na partida de volta, no Camp Nou, o Barça vencia por 3 a 1 até os 43 minutos do segundo tempo. Desta forma, necessitava de três gols para avançar. E fez. Neymar marcou aos 43 e aos 45. E aí surgiu Sergi Roberto, aos 50, para marcar e conseguir o improvável.
Você Também pode gostar
- Esquentou a briga! Veja as probabilidades de título do Campeonato Brasileiro 2024
- Barcelona terá desfalque no ataque no retorno da La Liga
- Lateral do Santos entra na mira de gigantes da Europa
- Barcelona e PSG na briga: Napoli já pensa em vender craque
- Buffon exalta Neymar: ‘Deveria ter cinco Bolas de Ouro’
- Barcelona e Real Madrid secam o Bayern de Munique na corrida por craque alemão
Comentar