Publicidade

O Grêmio deu uma ajudinha e aumentou a briga por vagas na Libertadores e a expectativa para a última rodada do Brasileirão. O Tricolor Gaúcho conquistou o título da principal competição da América do Sul e transformou o G-7 em G-8. Agora são três vagas em jogo para a Libertadores de 2018 neste fim de semana de Campeonato Brasileiro.

LEIA MAIS

Grêmio se iguala a São Paulo e Santos como maior campeão brasileiro da Libertadores
Pode fazer a estátua dele! Renato Gaúcho amplia história imortal no Grêmio
Os destaques e heróis do Grêmio no tricampeonato da Libertadores
Soy loco e tri da América! A trajetória do Grêmio no título da Libertadores
Luan concorre ao prêmio Rei da América, dado ao melhor jogador do continente
No mercado! Júlio César descarta aposentadoria por enquanto e aguarda propostas

Publicidade

Desta maneira, mais dois clubes entram na briga: Bahia e São Paulo. Ao todo, são sete times lutando pelas três vagas. Com o título do Grêmio, uma destas três vagas via Brasileirão será direta para a fase de grupos da Libertadores. Veja o que cada clube precisa fazer e/ou torcer na atual situação – outra vaga pode surgir, caso o Flamengo conquiste o título da Copa Sul-Americana.

Flamengo

Sexto colocado, com 53 pontos, o Flamengo pode garantir vaga direta na fase de grupos. Para isso, tem de vencer o Vitória, em Salvador. Caso empate, o Fla terá de contar com um tropeço, seja do Vasco, Botafogo ou Chapecoense para ficar no G-8. Se perder, terá de torcer por dois tropeços, nos jogos de Vasco, Botafogo, Chapecoense e Atlético-MG.

Diego tem 17 gols na temporada | Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Vasco

Na sétima colocação, com 53 pontos, o Vasco depende apenas de si para ir à Libertadores e pode até mesmo se garantir na fase de grupos. Para garantir o passaporte, precisa vencer a rebaixada Ponte Preta, em São Januário. Para ficar em sexto, tem de vencer e secar o Flamengo.

Publicidade

Caso empate, terá de torcer por duas das quatro combinações, derrota do Flamengo, tropeços de Botafogo, Chapecoense e Atlético-MG. Caso perca, terá de torcer por duas das três situações: derrota do Botafogo e tropeços de Chapecoense e Atlético-MG.

Vasco depende apenas de si para ir à Libertadores | Foto: Nelson Costa / Vasco.com.br

Botafogo

O Fogão ficou quatro dias fora da zona de classificação para a Libertadores. Com o título do Grêmio, voltou a depender apenas de si – está na oitava colocação com 52 pontos. Se vencer o Cruzeiro, no Nilton Santos, carimba o passaporte. Caso empate, terá de torcer por tropeços de Chapecoense e Atlético-MG ou então derrota de Vasco e um tropeço dos outros dois concorrentes. Caso perca, terá de torcer por derrotas de Chapecoense e Atlético-MG e empate entre Bahia e São Paulo (ou que o Tricolor Gaúcho não goleie, para continuar atrás no saldo de gols).

Quem quer ir para a Libertadores de novo? Jair Ventura e o Botafogo desejam | Foto: Vítor Silva / SSPress / Botafogo

Chapecoense

Invicta há noves jogos, sendo cinco vitórias, a Chapecoense precisa vencer o ameaçado Coritiba, na Arena Condá, e torcer por um tropeço, seja do Flamengo, Vasco ou Botafogo. A Chape está na nona colocação, com 51 pontos.

Vamos, vamos, Chape! Chapecoense tem chance de Libertadores | Foto: Sirli Freitas / Chapecoense

Atlético-MG

Publicidade

Os cinco jogos de invencibilidade – duas vitórias e três empates – credenciaram o Atlético-MG a chegar à última rodada do Brasileirão com chance de classificação. O Galo, décimo colocado, com 51 pontos, precisa vencer o Grêmio, no Independência, e torcer por dois tropeços, seja de Flamengo (neste caso seria a derrota do Fla, devido à diferença no saldo de gols), Vasco, Botafogo ou Chapecoense.

Artilheiro Fred é uma das armas do Atlético-MG | Foto: Bruno Cantini / Atlético

Bahia

O Tricolor Baiano, 11º colocado, com 49 pontos, voltou a sonhar com a Libertadores, após o título do Grêmio. A combinação que precisa é a seguinte: vencer o São Paulo, no Morumbi, e torcer por derrota do Botafogo e tropeços de Chapecoense e Atlético-MG.

Bahia está de novo na briga, pai! Tricolor sonha com uma vaga na Libertadores | Foto: Marcelo Malaquias / EC Bahia

São Paulo

Na 12ª colocação, também com 49 pontos, o São Paulo precisa vencer o Bahia e torcer por derrota do Botafogo, tropeço da Chapecoense e derrota do Atlético-MG (se o Galo empatar, o Tricolor Paulista terá de golear para levar a melhor no saldo de gols).

Hernanes comanda o São Paulo na fuga do rebaixamento (Foto: Divulgação São Paulo) Hernanes comandou a reação do São Paulo (Foto: Divulgação São Paulo)

A briga pelo G-8 do Brasileirão

Publicidade

[table id=25 /]