Publicidade

Flamengo, Palmeiras, Internacional e Grêmio podem tumultuar a reta final do futebol brasileiro. Isso porque a Fifa anunciou que o Mundial de Clubes vai ser disputado em fevereiro de 2021, mais precisamente entre os dias 1 e 11. O campeão da Copa Libertadores vai estrear no dia 7, diretamente nas semifinais do torneio. Esta será a última edição com apenas sete participantes e no mesmo modelo que na edição passada viu o Liverpool bater o Flamengo na finalíssima.

Flamengo x Liverpool foi a final de 2019 (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

O grande problema é que Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Inter estão envolvidos ainda na Copa do Brasil, na Copa Libertadores e no Brasileirão. As últimas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro serão em fevereiro. Além disso nos dias 3 e 10 de fevereiro acontecerão as finais da Copa do Brasil. Soma-se a isso a questão de a próxima temporada começar pouco depois do término do Brasileirão.

CBF ainda não se posicionou sobre isso

Rogério Caboclo, presidente da CBF, terá trabalho para organizar calendário (Foto: CBF)

Se um desses clubes brasileiros estiver na final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores a confusão será armada. Além disso dificilmente um desses times não brigará por algo na reta final do Campeonato Brasileiro. A CBF não se posicionou sobre isso.

Publicidade

Leia também:

Nada feito! CBF mantém arbitragem para duelo na Copa do Brasil
Clube dos Emirados tenta tirar Guilherme Bala do Flamengo

O Mundial de Clubes no atual formato será substituído por um novo modelo, com 24 participantes, e que teria a sua primeira edição em 2021 na China. Mas como o meio de 2021 será ocupado pela Copa América e pela Eurocopa. Assim  o torneio corre risco de acontecer apenas no fim do ano.