Publicidade

O protesto da torcida no embarque do Flamengo para a Colômbia é emblemático. Mostra como é complexa a relação entre clube e torcida, e por que a Gávea é uma “casa de crises”. Líder do Grupo 4 da Libertadores, o Flamengo embarcou para Bogotá, onde enfrentará o Santa Fé, na próxima quarta-feira, às 21h45 (Brasília).

Henrique Dourado já balançou a rede contra o Santa Fé uma vez... que tal repetir? (Gilvan de Souza - Divulgação) Henrique Dourado já balançou a rede contra o Santa Fé uma vez… que tal repetir? (Gilvan de Souza – Divulgação)

Neste ano, o Flamengo disputou 20 partidas oficiais. Foram 15 pelo Campeonato Carioca, 3 pela Libertadores e outras duas pelo Campeonato Brasileiro. Obteve 12 vitórias, 5 empates e apenas 3 derrotas.

Proporcionalmente, tem números superiores ao rival Santa Fé, que disputou 23 partidas oficiais até agora, em 2018. São 16 pelo Apertura (colombiano) e 7 pela Libertadores. Obteve 9 vitórias, 7 empates e 7 derrotas.

Publicidade

Para quem gosta muito de números, vale saber que a superioridade do Flamengo contra colombianos é bem ampla. O time da Gávea enfrentou adversário colombianos em outras 25 oportunidades. São 17 vitórias, 4 empates e quatro derrotas. O Flamengo marcou 50 gols e sofreu 26.

Os números do Flamengo são bons. Essa conturbada relação com a torcida, no entanto, pode justificar alguns tropeços do time em campo. Por exemplo, o Flamengo tem saldo zero de gols como mandante na Libertadores. Em casa, marcou três vezes e sofreu outros três gols.

Atropela, Flamengo! Para o Rubro-Negro, na Colômbia, é vencer ou vencer (Foto: Gilvan de Souza - Divulgação) Atropela, Flamengo! Para o Rubro-Negro, na Colômbia, é vencer ou vencer (Foto: Gilvan de Souza – Divulgação)

Porém, como visitante, na Libertadores, marcou duas vezes e sofreu um gol. Considerando a temporada 2018, o Flamengo tem 13 gols a favor e nove contra. Saldo positivo de quatro gols.

O que vale é a volta

Publicidade

Assim, a depender do desempenho da equipe do Flamengo, os prognósticos podem ser muito bons para esta quarta-feira. O time pode ter tido uma embarque para a Colômbia sob clima de cobrança. Porém, a volta pode ser nos braços da torcida. É questão de matemática, mas não custa nada ter uma fé santa…

Leia também:

Everton é a oitava contratação mais cara da década no São Paulo
Você lembra os campeões nacionais na última Copa do Mundo?
Neymar faz lista de possíveis destaques na Copa do Mundo
Barbieri é o 17º técnico da história do Flamengo na Libertadores
Salários dos árbitros? Saiba quanto o mundo paga aos juízes
Começou bem? Veja média de gols da 1ª rodada do Brasileirão da era pontos corridos
Quais foram os campeões brasileiros em anos de Copa do Mundo
7 a 1 de novo? Relembre outras vezes que o placar apareceu