Publicidade

O Brasil já vive clima olímpico e vai buscar mais um ouro no futebol em Tóquio, após conquistar a sonhada medalha no Rio, em 2016. Daniel Alves e Richarlison são os principais nomes da delegação, que conta também com Claudinho, Reinier, Paulinho, Antony, Matheus Cunha, entre outros.

A história olímpica brasileira na modalidade é recheada de craques, contando com os jogadores acima da idade que foram convocados. Vavá, Gerson, Falcão, Romário, Bebeto, Ronaldo, Ronaldinho, Neymar… a lista de feras é grande!

Brasil Olimpíada 1952 O Brasil na Olimpíada de 1952 | Foto: Arquivo Nacional / CBF

O Brasil participou do futebol na Olimpíada pela primeira vez em 1952. Na ocasião, Vavá foi o grande nome da Seleção, que terminou em quinto lugar, em Helsinque, na Finlândia. Vavá foi bicampeão mundial, em 1958 e 1962.

Publicidade

Em 1960, em Roma, a Seleção Brasileira caiu ainda na primeira fase. Gerson participou daquela Olimpíada. O Canhotinha de Ouro marcou época pelo Brasil e ganhou o mundo em 1970. Outro craque brasileiro do meio de campo foi Falcão. Ele disputou os Jogos de Munique, em 1972. No ataque, a Seleção Olímpica teve Roberto Dinamite. O Brasil ficou em 13º lugar.

MAIS! Fernandinho continua no Manchester City: brasileiros com muito tempo de casa na Europa

O Brasil quase conquistou medalha em 1976, em Montreal, no Canadá. A Seleção ficou na quarta colocação – perdeu o bronze para a antiga União Soviética. Aquele time teve Júnior, craque do Flamengo, e o zagueiro Edinho.

Brasil sobe ao pódio

Publicidade

A primeira medalha olímpica foi em 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O Brasil foi prata, após perder a final para a França. Mauro Galvão e Dunga estavam naquele time.

MAIS! Abelão no Lugano: treinadores brasileiros que dirigiram clubes europeus

O Brasil também foi prata em 1988, na Coreia do Sul, após perder para a União Soviética. O Baixinho Romário fez gol na final. Aquele time ainda contou com Taffarel, Jorginho, Ricardo Gomes e Bebeto.

Brasil Olimpíada 1988 Brasil teve Bebeto e Romário na Olimpíada de 1988 | Foto: Memória / CBF

Publicidade

Em 1996, nos Estados Unidos, o Brasil caiu na semifinal, com um gol de ouro na prorrogação, para a Nigéria. A Seleção conquistou o bronze ao vencer Portugal. O time brasileiro contava com Ronaldo Fenômeno, Bebeto, Rivaldo, Aldair, Roberto Carlos, entre outros.

Ronaldinho Gaúcho foi o principal nome da Seleção Olímpica em 2000, na Austrália. O Brasil caiu nas quartas de final, para Camarões. Além de R-10, a Seleção contou com Alex.

Na China, em 2008, a Seleção Olímpica foi bronze. Na semifinal, o Brasil perdeu para a Argentina de Messi, Agüero e Riquelme, que depois ganhou o ouro. O time brasileiro teve Ronaldinho Gaúcho, Marcelo, Rafinha, Diego e Alexandre Pato.

Ronaldinho Olimpíada Ronaldinho disputou duas Olimpíadas | Foto: Imago Images

Publicidade

A Seleção bateu na trave em Londres e foi medalha de prata em 2012. Neymar era o principal nome do Brasil, que perdeu para o México na decisão. O time ainda contava com Marcelo, Thiago Silva, Pato e Hulk.

Galeria de Fotos

A sonhada medalha de ouro foi conquistada em pleno Maracanã, em 2016, com vitória nos pênaltis sobre a Alemanha. Neymar foi o astro daquele time, que ainda teve Marquinhos, Rodrigo Caio, Renato Augusto, Gabriel Jesus, Gabigol, entre outros.

Comentários