Publicidade

O conselho arbitral da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro se reuniu nesta quarta-feira para definir a tabela da competição. Em uma reunião que se estendeu pela noite os clubes tomaram uma decisão inédita. Os times só poderão ter dois técnicos no Brasileirão.

CBF aprova regra de ouro para técnicos no Brasileirão (Foto: CBF/Divulgação)

A proposta partiu do presidente da CBF, Rogério Caboclo, e teve o apoio de Zé Mário, presidente da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol, e que estava presente à reunião virtual. O dirigente da CBF já tinha tentado isso em anos anteriores, mas sem sucesso.

MAIS! Veja os garotos que podem brilhar no Brasileirão

Publicidade

Nesta quarta-feira a votação foi apertada, mas o limite de técnicos foi aprovada por 11 a 9. Ficou definido que um clube só pode trocar de técnico uma vez. Caso demita o segundo treinador terá que colocar na função um profissional que esteja no clube há seis meses pelo menos, como técnico do time de juniores ou um membro da comissão técnica permanente.

Do mesmo modo um treinador só pode pedir demissão uma única vez, dirigindo apenas dois times. Se deixar a segunda equipe ficará sem trabalhar no restante da temporada. Assim os treinadores seguem o mesmo modelo dos jogadores, que só podem atuar por duas camisas no Brasileirão.

MAIS: Pandemia mostra desigualdades também no futebol

Publicidade

Por conta da pandemia os clubes mantiveram o sistema de cinco substituições de jogadores por partida.

Clássicos RJ x SP na primeira rodada

Flamengo e Palmeiras vão duelar na primeira rodada (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

A tabela também foi aprovada pelos dirigentes. A primeira rodada tem como destaque dois clássicos entre cariocas e paulistas. Os dois últimos campeões, Flamengo e Palmeiras, vão duelar no Rio de Janeiro. São Paulo e Fluminense duelam no Morumbi.

Os jogos da primeira rodada são os seguintes:

Publicidade

Flamengo x Palmeiras
Corinthians x Atlético-GO
São Paulo x Fluminense
Atlético-MG x Fortaleza
Internacional x Sport Recife
Ceará x Grêmio
Bahia x Santos
Athletico x América-MG
Chapecoense x Red Bull Bragantino
Cuiabá x Juventude